A equipe Vanwall Racing está oficialmente retrabalhando seu hipercarro Vandervell 680 Le Mans para levar um novo motor para sua campanha projetada para o 2024 World Endurance Championship.
O chefe da equipe, Colin Kolles, revelou que o Gibson V8, de 4,5 litros normalmente aspirado, que alimentou o LMH não híbrido durante sua temporada inaugural no WEC, está sendo substituído para o próximo ano. Kolles, cuja equipe alemã anteriormente correu sob a bandeira de Bykolles, não revelaria a identidade do motor, embora ele tenha confirmado que é uma unidade turbo e uma quantidade conhecida.
Kolles transportou o Gibson GL458 V8 para o Vandervell a partir da última iteração do carro CLM P1/01 LMP1 de seu esquadrão, que correu com um Twin-Turbo Aer V6 de sua estréia em 2014 e depois um motor Nissan de configuração semelhante em 2017 e todos Mas as duas últimas corridas 2018/19. Ele afirmou que o motor Gibson não conseguiu atingir o nível máximo de potência, medido nas rodas, alocado para o Vanwall no equilíbrio de desempenho hipercarro.
O carro teve uma potência máxima de 520kW (697bhp) sob o BOP nas três últimas corridas da temporada, tendo dado anteriormente a 511kW e depois 512kW. A Gibson Technologies se recusou a comentar sobre a potência de seu motor. A antiga equipe de Bykolles retornou ao WEC nesta temporada, depois de ter sua entrada recusada para 2022.
Ele insistiu que a equipe “construiu um chassi muito bom”, acrescentando que “não é um LMDH”, uma referência aos designs LMP2 da próxima geração nos quais os carros aproveitam a rota alternativa para a aula de hipercarro.
Aspas de Kolles sobre o carro da Vanwall Racing
“Podemos dizer que estamos mudando o motor para a próxima temporada. Será um turbo e é um motor comprovado com energia e boa confiabilidade suficientes – não é de forma alguma um experimento”.