Até pouco tempo atrás, tudo indicava que o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) teria 40 veículos no grid de largada em 2024. No entanto, os organizadores, a FIA e o Automobile Club de l’Ouest (ACO) afirmaram que o número de carros será o mesmo da atual temporada. Assim, no ano que vem, ainda teremos no máximo 37 veículos.
O chefe do WEC, Frederic Lequien, comentou que esse é o “número certo” de carros. Contudo, ele ainda salientou que as coisas podem mudar no futuro.
“O objetivo é ampliar o grid de largada em 2025”, afirmou Lequien.
De modo resumido, a explicação para não ocorrer o aumento em 2024 é que as instalações de pit stop em Imola e Austin não possuem mais de 37 vagas. Portanto, segundo o presidente da ACO, Pierre Fillon, o plano de aumentar o número de veículos se mostrou pouco viável.
FIA e ACO procuram soluções para o WEC em 2025
Curiosamente, vale lembrar que em 2023, haviam 38 veículos diferentes na largada. No entanto, a Proton usou apenas uma posição em duas ocasiões. Caso o grid aumentasse, algumas equipes da classe LMGT3, que substituirá a classe GTE-Am no próximo ano, receberiam apenas um box para dois carros.
“Dois carros no mesmo box significariam dois sistemas de reabastecimento diferentes; isso é injusto”, comentou Fillon.
No entanto, atualmente, não existe uma solução para esse problema, nem mesmo tendo em vista a temporada de 2025. Além disso, outros fabricantes estão entrando nas categoria secundárias, resultando em problemas adicionais de espaço.
WEC de 2024 com 19 hipercarros?
O grid de largada dos hipercarros e carros GT3 continua em aberto. Assim, as equipes podem se inscrever para a próxima temporada até 20 de novembro. No entanto, apenas uma reunião do comitê de seleção da FIA/ACO decidirá quais os times que receberão uma vaga para o WEC em 2024. Inclusive, é bem provável que tenham mais equipes inscritas do que vagas disponíveis. Portanto, haverá rejeições.
“Infelizmente temos que tomar esta decisão, o que não é fácil”, salientou Richard Mille, presidente do Comitê de Endurance da FIA.
Inicialmente, se espera que o WEC de 2024 conte com 19 hipercarros e 18 carros GT3. Dessa forma, Alpine, BMW, Penske, Jota, Peugeot e Toyota estarão na largada cada uma com dois veículos. Cadillac, Lamborghini e Proton estão cada uma enviando um hipercarro para a corrida. Por fim, também é provável que Isotta Fraschini e Vanwall participem com um carro cada.
Isso se soma ao fato de que a Ferrari lutará pelo campeonato mundial com pelo menos dois 499Ps, mas planeja colocar um terceiro carro. Desse modo, terá pelo menos 20 inscrições para apenas 19 vagas iniciais.
Classe LMGT3: Nove fabricantes com 18 carros?
Já na classe LMGT3, cada fabricante recebe duas vagas iniciais. Com Porsche, Ferrari, Aston Martin, Chevrolet, Lexus, Lamborghini, BMW, Ford e McLaren, nove fabricantes ou equipes já se comprometeram a participar do WEC no próximo ano.
Além disso, há também equipes que gostariam de entrar com a Audi e a Mercedes, embora isso pareça improvável. Inclusive, os fabricantes representados na classe hipercarros terão prioridade na atribuição de uma vaga de largada. Neste caso, os veículos da Ingolstadt e Affalterbach ficariam para trás.
Isto significa que a Audi e a Mercedes não estariam representadas na European Le Mans Series (ELMS), pois apenas os fabricantes que largam com pelo menos um veículo da classe LMGT3 do WEC podem largar lá.