in

Ferrari reconsidera sua posição e deve apoiar um terceiro carro 499P no WEC

Após negar possibilidade de ceder um terceiro carro para a categoria, italianos estão propensos a mudar de ideia

Ferrari
Divulgação/Scuderia Ferrari

Antonello Coletta, chefe da Ferrari Endurance e Corse Clienti, surpreendeu a todos e revelou que a fabricante italiana está disposta a apoiar um terceiro hipercarro 499P para o FIA WEC. A informação vem na contramão das últimas notícias, que indicavam uma recusa por parte dos italianos em ceder mais um carro para a categoria.

Coletta manifestou a mudança de ideia após o Ferrari Finali Mondiali 2023 em Mugello. Assim, ele afirmou que o apoio a um terceiro 499P de primeira classe pode vir já na próxima temporada, ou então, em 2025.

“Considerámos a possibilidade depois de Le Mans e embora a nossa concentração principal esteja em melhores desempenhos e mais vitórias no FIA WEC, agora nos sentimos prontos para dizer que seríamos capazes de apoiar, com o pacote técnico necessário, um programa para um terceiro carro”, comentou o chefe.

Curiosamente, a Ferrari deixou claro que as complexidades do 499P exigiriam informações técnicas de fábrica significativas para qualquer cliente que desejasse operar o carro. Por outro lado, fontes disseram para o Racer que este apoio não seria para um terceiro carro de fábrica, mas sim para um esforço privado. Assim, esta seria apenas uma possibilidade para o WEC da FIA. No entanto, futuramente, pode haver uma entrada para a temporada completa, ao invés de um carro exclusivo para Le Mans.

Enquanto isso, os esforços da Ferrari para o IMSA não são muito empolgantes. Dessa forma, os italianos deixaram claro que não haverá esforço na categoria ou em corridas pontuais em 2024.

Ferrari pode estar considerando mudar de ‘direção’

Essa mudança de opinião deve encorajar muitos fãs da Ferrari pelo mundo. Desse modo, ao apoiar um carro além do seu duplo esforço de fábrica, os italianos sugerem estar mudando de direção para o futuro. Inclusive, essa notícia chega logo depois da revelação completa do 499P Modificata, um hipercarro irrestrito apenas para pista, baseado no carro de corrida vencedor de Le Mans.

Ainda existe uma dúvida sobre quais equipes estão na briga para adquirir o terceiro 499P no WEC. Contudo, é bem improvável que a declaração teria sido feita se não houvesse a perspectiva de um programa.

Além disso, há algum tempo circulam rumores sobre o potencial esforço da AF Corse-Richard Mille Racing GTE AM para ‘graduar-se’ nos hipercarros. Assim, é no mínimo curioso que o piloto oficial da Ferrari, Lilou Wadoux (que atualmente compete no Richard Mille 488 GTE), esteja testando o 499P de fábrica no teste ‘Rookie’ do Bahrein, no domingo.

Comentários

Loading…

Fórmula E divulga novidade em transmissões de corridas

Sergio Pérez

Jenson Button lamenta largada de Sergio Pérez no México: “Não conseguiu decolar”