in

29 anos do falecimento de Ayrton Senna, relembre acidente e tragédia no automobilismo brasileiro

Ídolo do automobilismo brasileiro faleceu no feriado do Dia de Trabalhador de 1994

Ayrton Senna
Pascal Rondeau/Getty Images

Alguns atletas ficam para a história guardados na memória daqueles que acompanharam as suas trajetórias e também daqueles que o conheceram através das suas histórias. Para muitos brasileiros, um dos maiores ídolos do esporte nacional sempre será Ayrton Senna, o qual, há exatos 24 anos, na manhã do feriado do trabalhador, na corrida de Ímola no GP de San Marino, faleceu em uma das maiores tragédias do automobilismo.

Falecimento de Ayrton Senna

Quem acompanhou a trajetória do piloto brasileiro nas pistas frequentemente relembra com carinho as manhãs passadas perto da televisão na expectativa de acompanhar mais uma corrida do grande ídolo. Ayrton Senna dava motivos para sorrir aos brasileiros, essa é outra das grandes fases de quem o acompanhou em seu auge.

O que muitos fãs do automobilismo não esperavam da fatídica manhã de 1 de maio de 1994 era que seria o dia da despedida. O GP de San Marino, em Ímola, na Itália, parecia que seria mais uma boa atuação do piloto de Fórmula 1, mas acabaria se tornando um dos maiores e mais terríveis acidentes do mundo do automobilismo.

Em um momento que mudaria a vida de muitos brasileiros, o carro da Williams pilotado por Senna se chocaria violentamente contra uma barreira de concreto. Aquela curva perigosa chamada “Tamburello” atualmente deixou de ser uma parte da pista, para dar lugar a uma chicane, já que se percebeu que, naquele dia, era um ponto bastante preocupante da corrida.

Antes mesmo da batida que levaria ao falecimento de Ayrton Senna, os pilotos já sabiam do grau de periculosidade do local, já que o piloto Roland Ratzenvberger havia colidido durante os treinos, assim como Rubens Barrichello que estava iniciando sua carreira e também sofreu um duro impacto que o levaria até o hospital. O clima de tensão naquele momento foi para toda a categoria, e culminaria, infelizmente, na grave colisão de Ayrton Senna que levaria a diversas discussões que mudariam os rumos da Fórmula 1.

Trajetória

O piloto brasileiro nasceu em 21 de março de 1960, em São Paulo. Desde cedo foi grande apaixonado pelo mundo do automobilismo, acompanhando seu pai pelas corridas e competindo de kart durante a infância. Este esporte esteve presente desde os seus sete anos, quando ganhou o seu primeiro veículo e começou a treinar, aos treze anos já competia profissionalmente.

Talentoso desde cedo, seus dons no automobilismo o levaram a vencer diversos campeonatos locais e regionais, garantindo a participação em outras competições internacionais, como o sul-americano e o mundial. Ciente sobre a necessidade de dar o próximo passo e após conhecer Terry Fullerton, um dos seus grandes rivais nos karts, Senna se mudou para a Europa para competir em um nível mais acirrado.

Desde então, o piloto teve uma ascensão meteórica e venceu diversas provas e campeonatos até chamar à atenção da Fórmula 1. No início, pilotou uma Lotus, que embora fosse um carro com pouca competitividade na época, se destacava pela forma de direção e também por ser um grande piloto sob chuva intensa. Desta forma, foi o suficiente para que fosse notado por uma das grandes equipes da época: McLaren.

Ayrton Senna começou a se destacar cada vez mais, e chegou a competir em 161 grandes prêmios da Fórmula 1, alcançando 41 vitórias, 80 pódios, 65 pole positions e 19 voltas mais rápidas. Além disso, foi campeão mundial em três ocasiões, em 1988, 1990 e 1991.

Legado

Além de ser um dos melhores pilotos brasileiros de todos os tempos, Ayrton Senna se caracterizou pela sua grande determinação, coragem e comprometimento sempre com os bons resultados. Um nome que buscava a perfeição em cada passo, na corrida e na vida pessoal, além de manter um equilíbrio necessário durante o dia a dia e para enfrentar nos desafios da vida.

Este ímpeto, se reproduziu na criação do Instituto Ayrton Senna, que foi fundado pela família do piloto em 1994 como um projeto que já estava nos planos antes do seu falecimento. O principal objetivo da ação é proporcionar maiores condições de educação e desenvolvimento social no Brasil.

O instituto Ayrton Senna é uma organização que já se encarregou de proporcionar benefícios a milhões de alunos, transformando a vida de educadores e de crianças em todos os estados do país. Além disso, este e visto como o maior legado do piloto brasileiro, pois frequentemente se referia na educação e no esporte como os principais transformadores sociais.

Escrito por Beatriz Ojeda

Comentários

Loading…

Ayrton Senna

Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira presta homenagem a Ayrton Senna

Foto de Charles Leclerc para ilustrar a fala de Toto Wolff sobre o piloto da Ferrari

Chefão da Mercedes reafirma comprometimento com Hamilton, mas admite que Leclerc está no radar