Além de Esteban Ocon e Pierre Gasly, que tiveram a oportunidade de pilotar carros da NASCAR recentemente, diversos outros pilotos e ex-pilotos da Fórmula 1 também já experimentaram veículos da categoria americana.
Entre eles, há campeões mundiais que disputaram várias temporadas na principal categoria do automobilismo dos Estados Unidos. Neste artigo, fizemos uma lista com sete pilotos da F1 que também conduziram carros da NASCAR. Confira!
1. Lewis Hamilton
Durante um evento em Watkins Glen, o heptacampeão da Fórmula 1 teve a oportunidade de pilotar o Chevrolet de Tony Stewart. Hamilton ficou bastante empolgado com a experiência e disse ter sido uma das coisas mais legais que tinha feito fora da F1.
2. Kimi Raikkonen
Outro campeão mundial na F1, Kimi Raikkonen, é conhecido por suas idas e vindas da categoria mais importante do automobilismo mundial. Em um de seus hiatos da Fórmula 1, o piloto finlandês se arriscou na NASCAR, correndo na Truck e Xfinity Series.
3. Jacques Villeneuve
Após sua saída da Fórmula 1, o campeão de 1997, Jacques Villeneuve, rumou para a NASCAR em 2007. Sua performance na Truck Series e na Cup não foi das melhores, tendo conseguido como melhor resultado um 14º lugar. Porém, em sua especialidade, os circuitos mistos, o piloto conseguiu melhores colocações, com três terceiros lugares, incluindo um em casa no Canadá.
4. Nelson Piquet Jr.
Depois de sua saída da Fórmula 1, Nelson Piquet Jr. rumou para os Estados Unidos e se tornou piloto da NASCAR em duas categorias. Na Xfinity, ele conseguiu uma vitória em Road America. Também obteve vitórias na Truck Series, uma em Las Vegas e outra em Michigan.
5. Juan Pablo Montoya
O piloto colombiano que teve grande destaque na Indy e fez boas corridas na Fórmula 1 rumou para a NASCAR em 2006. Correndo pela equipe Chip Ganassi, ele venceu duas provas na Cup e uma na Xfinity Series, sempre em circuitos mistos.
6. Christian Fittipaldi
Piloto brasileiro de sobrenome pesado, Christian Fittipaldi, depois de uma passagem discreta na Fórmula 1, rumou para os Estados Unidos. Primeiro, teve uma boa passagem pela Indy, com duas vitórias pela equipe Newman/Haas. Depois, tentou carreira na NASCAR, sem o mesmo destaque, fazendo 16 corridas na Cup, tendo um 24º lugar como melhor colocação.
7. Scott Speed
Após uma passagem pouco lembrada na Fórmula 1, o piloto americano voltou para seu país e foi levado pela Red Bull para assumir o carro da equipe na NASCAR. Com duas vitórias na ARCA em 2008, o piloto não ficaria muito tempo e deixaria a categoria americana com apenas duas temporadas completas, migrando para o rallycross.