O piloto espanhol Álex Palou vem demonstrando uma excelente pilotagem durante esta temporada da IndyCar. Atual líder do campeonato, o espanhol da Chip Ganassi Racing possui 477 pontos, 80 a mais que o segundo colocado, Josef Newgarden, da Team Penske.
Com o desempenho pra lá de convincente de Palou, é natural que seu nome seja ventilado na Fórmula 1. Atualmente, o espanhol também ocupa a função de piloto reserva da McLaren na categoria.
Recentemente, o piloto da Chip Ganassi opinou, em entrevista ao Marca, da Espanha, sobre esta possibilidade, mantendo a humildade e demonstrando saber da dificuldade de estar no grid da F1.
O que eu mereço é uma oportunidade de ser um piloto profissional e eu tenho isso, também em um dos melhores campeonatos e equipes. Então, daí para ter uma chance na Fórmula 1… Não depende só de ir rápido.
Ainda assim, mesmo após as recentes declarações de Jack Benyon, especialista em esportes a motor, descartando qualquer proposta da Fórmula 1 por Palou, um rumor tem tomado os bastidores da categoria sobre uma “disputa” pelo atual líder da IndyCar.
Segundo análise do site GPblog, AlphaTauri e Williams observam de perto e demonstram interesse em ter o piloto em seu time, sendo a primeira uma opção mais possível. Isso porque o desempenho de Logan Sargeant ainda não foi dos mais convincentes, abrindo assim espaço para uma troca por Palou.
No entanto, ainda segundo informações do site, a McLaren teria planos diferentes para Álex, membro de sua academia. A equipe papaia possui o interesse de tê-lo correndo em seu carro na próxima temporada da Fórmula Indy, o mantendo na categoria atual.
Sobre Álex Palou
Nascido em 1 de abril de 1997 – 26 anos – Álex Palou Montalbo compete atualmente pela Chip Ganassi Racing na IndyCar Series. O automobilista foi campeão da categoria em 2021.
Ao se sagrar campeão há quase dois anos, Álex se tornou o primeiro espanhol a vencer um título da IndyCar Series. Atualmente, ele lidera com folga a temporada 2023 da IndyCar e vem em busca de seu segundo título em três anos na categoria.
Uma curiosidade sobre o piloto da Chip Ganassi Racing é que, anteriormente, Palou chegou a competir pela equipe Campos Racing em algumas etapas da Fórmula 2. O espanhol também costuma participar de testes de modelos da McLaren, na Fórmula 1, sendo membro da academia e atual piloto reserva da escuderia.