Depois de um hiato de quase um mês, a Fórmula 1 retoma as atividades neste final de semana com o GP de Zandvoort, na Holanda. Para a “segunda perna” da temporada 2023, a Aston Martin prepara um pacote de atualizações que visam recolocar a escuderia em destaque. Antes das movimentações serem iniciadas, o experiente Fernando Alonso disse esperar que as novidades tragam uma boa evolução.
Ocupando a terceira colocação no Mundial de Pilotos, o espanhol ostentou uma sequência de pódios consecutivos, mas caiu de produção nas últimas etapas, protagonismo este que ele espera retomar para seguir na caça a Sergio Pérez, no pleito pelo vice-campeonato.
Nos treinos livres da sexta-feira (25), Alonso se mostrou contente com o progresso visto no carro da Aston Martin, onde chegou a ficar apenas dois décimos de Max Verstappen na primeira atividade.
“As melhorias no AMR23 são boas, embora não tenhamos conseguido”. Concluímos o programa que esperávamos, pois houve alguns sinais de alerta. Não houve nada muito dramático da minha parte e tivemos boas informações na sexta-feira, mas ainda temos que analisar tudo e montar tudo para amanhã”, pontuou Alonso.
ALONSO NO TREINO CLASSIFICATÓRIO
Na atividade que definiu o grid de largada para a 13ª prova da temporada, o espanhol cravou 1:11:506, tempo que lhe rendeu a quinta colocação. O pole position será mais uma vez Max Verstappen. Correndo em casa, o holandês registrou 1:10:567, e vai em busca da nona vitória consecutiva na temporada.
Em termos de corrida pelo título, “Vespa” aparece com 125 pontos de frente em relação a Sergio Pérez, segundo colocado e seu companheiro de equipe. Fernando Alonso é o terceiro, com 149 tentos, 40 a menos no comparativo com Checo. O espanhol tem a perseguição de Lewis Hamilton, que tem 148 pontos, mas ficou de fora do Q3, e largará na 13ª posição na Holanda.