Fernando Alonso acredita que o ritmo alucinante que a Ferrari mostrou na sexta-feira em Cingapura significa que provavelmente estará “fora do alcance” da Aston Martin neste fim de semana.
Tendo retornado ao pódio pela primeira vez em cinco corridas em Zandvoort, Alonso teve problemas para chegar ao nono na última vez, enquanto a Aston Martin lutava por velocidade máxima e eficiência aerodinâmica em Monza.
No entanto, a equipe baseada em Silverstone tem sido fortemente cotada para ser uma presença constante no retorno a uma configuração de pista com maior downforce em Cingapura. Enquanto Alonso melhorou de oitavo no TL1 para quarto em uma segunda hora de treinos em condições mais representativas, o espanhol permaneceu a 0,3s de Carlos Sainz.
O melhor esforço de Sainz garantiu que a Ferrari permanecesse na liderança da tabela de tempos, com a marca italiana garantindo de forma impressionante uma classificação de 1-2 em ambas as sessões de sexta-feira. Em entrevista, o espanhol não demonstrou muito otimismo com o final de semana.
O fim de semana de corrida deste fim de semana em Cingapura testemunhou os pilotos enfrentando o desafio de um layout de pista revisado. As obras em andamento na Marina Bay levaram à retirada da sequência que anteriormente compunha as curvas 16 a 19 e à adição de outra reta. Alonso, que correu em todos os Grandes Prêmios de Cingapura, exceto um, e é duas vezes vencedor no local, afirma que as mudanças melhoraram o circuito para melhor.
Aspas de Fernando Alonso, piloto da Aston Martin
“Acho que a Ferrari provavelmente está fora de alcance, novamente como Monza, eles são um pouco rápidos demais, a Red Bull será rápida amanhã quando for importante, então está muito apertado, você pode estar em 5º, 6º ou pode estar fora do Q3, você pode estar em 12º porque dentro de dois décimos há muitos carros. Então vai ser apertado, temos que estar prontos para tudo e acertar a volta no Q2 e Q3.”
“Sim, foi divertido, acho que foi uma melhoria em relação ao passado, é um pouco mais rápido e você consegue o ritmo na volta, então, sim, gosto da mudança. Foi uma sexta-feira normal em Cingapura, quente e fiz alguns testes no carro, então vamos ver amanhã.”