O diretor técnico da Alpine Formula 1, Matt Harman, revelou em entrevista que o A524 do próximo ano será uma versão completamente nova do carro de F1 depois que a equipe atingiu um patamar de desenvolvimento em 2023.
A Alpine conquistou dois terceiros lugares nesta temporada, mas caiu do quarto para o sexto lugar no campeonato mundial. No entanto, a equipe aceitou que há pouco a ganhar com o desenvolvimento do carro atual e concentrou-se em mudanças completas para o modelo do próximo ano.
Porém, assim como outras equipas, também enfrenta o desafio de criar um carro para 2024, que também terá de formar a base do concorrente para 2025, uma vez que os esforços serão direcionados para os novos regulamentos em 2026. Harman admite que a equipe não fez tanto progresso com o A523 deste ano quanto esperava.
A Alpine ficou em sexto lugar no campeonato mundial bem antes do final da temporada e, com pouco pelo que lutar, ajudou a equipe a mudar antecipadamente para o modelo de 2024.
Aspas de Matt Harmann, diretor da Alpine
“Não fomos tão bem quanto no A522. Acho que tivemos um ótimo ano [em 2022], naquele ano, acho que cada vez que tocamos no desenvolvimento do carro, colocamos carga e tiramos muito peso do carro também. Portanto, havia muito desempenho disponível.”
“À medida que chegamos à assíntota e nos aproximamos dos tipos de cargas que estamos vendo agora, ela se torna cada vez mais complicada e é preciso entrar em cada vez mais detalhes. Sabíamos que não estávamos exatamente onde queríamos este ano, sabíamos que nossos desenvolvimentos estavam estagnando um pouco no carro, por causa das limitações que tínhamos.”
“E se você for para um circuito onde há uma condição de superfície específica ou um alto nível de conteúdo de pilotagem ou algo assim, então podemos nos encontrar em uma posição onde é mais difícil e os pilotos não gostam do carro.”