Um erro cometido pelos mecânicos da Alpine no GP da China de Fórmula 1 no domingo (21) custará caro à equipe literalmente. Durante o pit stop de Pierre Gasly, no momento em que o carro do francês foi liberado, o pneu traseiro direito não estava totalmente fixo.
Mesmo que os sistemas eletrônicos indicassem que a roda estava encaixada, foram necessários mais alguns segundos para que o composto fosse colocado definitivamente no carro de Gasly. Durante o incidente, um mecânico se feriu, mas felizmente seguiu trabalhando na corrida em Xangai.
Logo após o erro da Alpine, a escuderia acabou multada pela Fórmula 1 em 10 mil euros (55,1 mil reais, na cotação atual). Apesar da punição, os comissários de prova concluíram que a escuderia não teve culpa, pois os fiscais julgaram a equipe como ‘totalmente responsável por não garantir que o carro cumprisse as condições de segurança durante a corrida’.
Alpine não tem pontos na Fórmula 1
Apesar do erro, a Alpine teve o melhor desempenho da temporada até aqui na China, com Gasly encerrando em 13º, enquanto Esteban Ocon acabou em 11º. Entretanto, a escuderia ainda não somou pontos em 2024.
A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será o GP de Miami, no próximo dia 5 de maio. Vencedor do Grande Prêmio da China, Max Verstappen somou a quarta vitória em cinco etapas da competição. O holandês da Red Bull lidera com 110 pontos, contra 85 de Sergio Pérez. O terceiro colocado é Charles Leclerc tem 76, enquanto Carlos Sainz é o quarto somando 69 pontos.