As próximas temporadas da Fórmula 1 deverão contar com a presença da Andretti Global no grid. A equipe é chefiada pelo ex-piloto Michael Andretti, além do empresário Dan Towriss. No processo de inscrição aberto pela FIA há alguns meses, o primeiro desde dezembro de 2013, a empresa é quem tem se destacado mais na luta por um lugar no campeonato em 2025 ou 2026.
Conforme informações do portal Motorsport, a candidatura da equipe norte-americana está próxima de passar na primeira etapa da seletiva. Assim, a confirmação da aprovação da Andretti Global pela FIA é aguardada para semana que vem.
“Se isso acontecer, o assunto irá para o CEO da F1, Stefano Domenicali, como detentor dos direitos comerciais, para um debate mais aprofundado, num processo que deverá levar vários meses“, informa o site Motorsport.
Entretanto, as equipes que compõem o grid são contrárias a uma 11ª no paddock. A razão seria um impacto nos modelos atuais de negócio das escuderias. Nos atuais termos vigentes desde 2020, qualquer novo participante precisa pagar uma taxa de 200 milhões de dólares (R$ 974 mi, na cotação atual). Mas nos últimos anos, se calcula que os valores das equipes dispararam e estas não consideram mais suficientes esta compensação.
“Acho que a razão pela qual a Fórmula 1 e as equipes sobreviveram nos últimos anos é porque todos permanecemos juntos”, declarou o chefe da Mercedes, Toto Wolff, ao Motorsport.
Andretti mudará de nome na Fórmula Indy no ano que vem
No início de setembro, a equipe Andretti Autosport da Fórmula Indy anunciou uma mudança em sua denominação. A partir de 2024, ela se chamará Andretti Global, com este nome sendo adotado em todas as modalidades em que está presente. Além da IndyCar, a equipe também integra campeonatos como Indy NXT, Fórmula E, Extreme E, IMSA SportsCar Championship, Australian Supercars Championship e Super2 Series.