Com sua temporada de estreia em 2023, a F1 Academy, categoria de base feminina da Fórmula 1, tem obtido bastante notoriedade no meio do automobilismo, sendo então responsável por colocar em holofote nomes de muito talento, como o de Bianca Bustamante.
A filipina de apenas 19 anos é um dos destaques da categoria e foi convidada no fim do último ano a fazer parta do Programa de Desenvolvimento de Motoristas da McLaren, voltado então para descobrir e aperfeiçoar novos talentos do automobilismo mundial.
Leia também:
– McLaren anuncia primeira mulher em sua Academia de pilotos
– Piloto belga-brasileira disputa F1 Academy com apoio da Ferrari
O grande objetivo da carreira de Bustamante, obviamente, é chegar à Fórmula 1. Mesmo que desde 1992 a categoria mais popular do automobilismo mundial não conte com a participação de uma mulher em seu grid, a jovem filipina acredita que, aos poucos, as portas estão se abrindo para pilotos femininas.
Mas quem é Bianca Bustamante?
Como a maior parte dos pilotos profissionais, Bianca começou a correr nos karts ainda na infância, vencendo o China Grand Prix Kart Scholarship quatro vezes e o Macao International Kart Grand Prix três vezes. Em 2015, ela participou do SKUSA SuperNationals, classificando-se então em 4º lugar entre 91 participantes.
Em 2022, Bustamante competiu na W Series, ganhando o prêmio de Melhor Estreante na classificação de pilotos daquele ano. No ano seguinte, ela garantiu duas colocações entre os 10 primeiros no Campeonato de Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos com a equipe PREMA. Atualmente, ela corre na F1 Academy pela ART Grand Prix.
“Cresci muito mentalmente e fisicamente. Tendo a chance de trabalhar com a McLaren no programa de desenvolvimento, tive acesso a instalações incríveis, trabalhando no MTC, treinando e, é claro, tendo até um psicólogo esportivo“; relatou assim Bustamante, segundo matéria do portal GPblog.
Apoio crucial para chegar à Fórmula 1
No entanto, Bustamante não é a única a acreditar em sua capacidade de chegar à Fórmula 1. A jovem falou um pouco mais sobre o apoio que recebe de todo o staff da McLaren, que demonstra acreditar que ela pode alçar voos cada vez mais altos no automobilismo mundial.
“Todos realmente acreditam que eu posso chegar lá (na F1) e me apoiam dentro e fora das pistas, me dando a experiência e o conhecimento necessário, bem como o apoio para chegar lá e ser bem-sucedida, o que eu acho que é muito importante neste momento da minha carreira”, afirmou assim Bianca.