A Fórmula 1 Academy teve a sua primeira temporada encerrada no último fim-de-semana. A espanhola Marta Garcia conquistou o título na etapa de encerramento do campeonato feminino de automobilismo, nos Estados Unidos, no último sábado (21).
Logo após a piloto de 23 anos se consagrar no Circuito das Américas, em Austin, Marta Garcia receberá uma vaga totalmente financiada no Campeonato Europeu Regional de Fórmula da Alpine (FRECA) em 2024.
A espanhola garantiu o assento através da F1 Academy, da Prema Racing (sua equipe na competição), do fabricante de chassis Tatuus e do fornecedor de pneus Pirelli.
“Estou muito emocionada e animada por correr na FRECA no próximo ano“, festejou Garcia. “Vindo da F1 Academy, será um grande passo. Sabemos que teremos de trabalhar muito com a equipe para ter sucesso, mas estou realmente determinada a fazer um bom jogo“, declarou a jovem campeã.
Marta Garcia continuou. “Não posso agradecer o suficiente à F1 Academy. É uma iniciativa fantástica e é a forma certa de o fazer, tentando levar os pilotos com os melhores resultados ao mais alto nível. Que oportunidade incrível, estou ansioso por ela e pelo trabalho que temos pela frente, dentro e fora da pista“, celebrou.
“Marta Garcia está pronta para o próximo capítulo”, disse chefão da Prema
O chefe da equipe italiana Prema, Rene Rosin, enalteceu o talento de Marta Garcia. “Estamos muito felizes por continuar trabalhando com Marta em 2024. Ficamos realmente impressionados com sua abordagem e profissionalismo, e o progresso que ela fez ao longo do ano mostrou que ela está pronta para o próximo capítulo em sua carreira. Este passo é também um grande testemunho do trabalho realizado pela F1 Academy no desenvolvimento e promoção de jovens talentos no automobilismo“, falou o dirigente.
A Fórmula 1 Academy é uma categoria de apoio que ocorre simultaneamente às etapas da Fórmula 1, nos mesmos circuitos. A competição é disputada somente por mulheres e foi realizada pela primeira vez em 2023, em substituição à W Series.
“A F1 Academy tem tudo a ver com progressão e criação de mais oportunidades para jovens mulheres no automobilismo. Portanto, oferecer uma vaga totalmente financiada na FRECA para nossa campeã inaugural é um momento significativo“, falou a diretora da F1 Academy, Susie Wolff.