in

CEO da McLaren explica impacto de Andrea Stella na equipe

Zak Brown admitiu “surpresa agradável” com a transformação da escuderia britânica desde a chegada do italiano para cargo de chefe da equipe e apontou a influêcia do profissional

Oscar Piastri, Andrea Stella e Lando Norris da McLaren
Oscar Piastri, Andrea Stella e Lando Norris, da McLaren. (Crédito: Divulgação / McLaren)

CEO da McLaren, Zak Brown revelou surpresa com a forma que a equipe se transformou na Fórmula 1 desde a chegada de Andrea Stella treze meses atrás. Brown reconhece o impacto positivo e importante trazido pelo italiano, e o apelidou de “cisne”.

Na avaliação de Zak, Stella reformulou a escuderia e a simplificou, que operava sob a supervisão de três diretores. Embora a McLaren tenha apresentado atraso no desenvolvimento do MCL60, o seu desempenho a partir do Grande Prêmio da Áustria se mostrou uma revelação.

“O impressionante é que são as mesmas pessoas, mas é uma equipe diferente, e é uma equipe diferente por causa da liderança de Andrea”, disse Brown, segundo o portal Speedcafe.com.

“Sua ética de trabalho, sua capacidade de comunicação, sua exigência de desempenho. Ele tem uma grande de olhar para os comentários de sua equipe através de suas lentes”, prosseguiu Brown.

A McLaren começou a temporada 2023 de forma lenta. No entanto, a equipe compensou posteriormente ao melhorar seu desempenho e ganhar terreno em relação aos seus rivais. Cenário este que foi fruto das atualizações da equipe apresentadas na Áustria e em Singapura.

Dessa forma, Brown relacionou a melhora apresentada pela McLaren ao longo de sua campanha no ano passado ao trabalho desenvolvido por Stella.

“Todas essas coisas são grandes qualidades de liderança. Ele define uma direção muito clara, tem expectativas muito altas, tem um grande acompanhamento e uma tremenda quantidade de empoderamento”, sentenciou.

Além disso, Zak enfatizou a “expertise” do italiano, que reestruturou toda a equipe técnica e definiu uma nova direção da escuderia.

Sob o comando de Stella, a McLaren se recuperou, ao longo da temporada, do início abaixo do esperado e terminou Campeonato de Construtores de F1 de 2023 na quarta colocação.

Andrea Stella sabe tirar proveito do material humano, avalia Zak Brown

Segundo o CEO da McLaren, nada mudou na equipe, pois os funcionários continuam o mesmo. Porém, a mudança de chefe de equipe fez toda a diferença.

“Ele só conseguiu tirar o máximo proveito do talento que tínhamos porque são as mesmas pessoas e a mesma tecnologia. Mas não tiveram nada a ver com nossas atualizações da Áustria em diante”, destacou Brown, em relação aos benefícios trazidos pelo novo chefe da equipe do Reino Unido.

“Então, são as mesmas pessoas que nos deram o carro para o Bahrein, que nos deram o carro para o segundo semestre do ano. A única diferença foi um novo chefe de equipe, uma nova estrutura de diretor técnico e um novo chefe de aeronáutica”, explicou.

Para Zak, “todos os outros eram iguais com as mesmas ferramentas”, mas Stella mostrou que é capaz de fazer a diferença, usando além da mesma tecnologia, o mesmo material humano.

Por fim, vale lembrar que Andrea Stella foi nomeado como novo chefe de equipe da McLaren após a saída de Andreas Seidl para assumir o cargo de novo CEO do Grupo Sauber.

Avatar

Escrito por Luciano Ferreira

Comentários

Loading…

Christian Horner e Max Verstappen

Horner admite “privilégios” de Max Verstappen na Red Bull e cita Lewis Hamilton

Foto de Lewis Hamilton para ilustrar o piloto heptacampeão da Fórmula 1 que lançou tequila sem álcool em aposta no roma comercial

Chefe da McLaren acredita que Lewis Hamilton pode conquistar o oitavo título em 2024