in

Charles Leclerc diz que FIA deveria cancelar corridas devido ao mau tempo

Charles Leclerc opina sobre como a FIA deveria lidar com corridas na chuva e critica circuito do GP da Bélgica

Foto de Charles Leclerc para ilustrar a fala de Toto Wolff sobre o piloto da Ferrari
Charles Leclerc (Reprodução/ X - Ferrari)

Charles Leclerc e a Ferrari se preparam para mais um final de semana de Fórmula 1. No momento, ambos não vivem sua melhor fase na categoria, com o monegasco em 7º lugar no Mundial de Pilotos e a tradicional escuderia ocupando apenas a 4ª colocação na classificação entre os Construtores.

Ainda assim, a Ferrari continua buscando melhorias para seu carro, enquanto acredita em um melhor desempenho de seus pilotos neste restante de temporada de F1. No entanto, ao que tudo indica, todo o grid deverá enfrentar uma pista complicada no GP da Bélgica, devido às chances de chuva.

Segundo divulgado pelo site “GPblog”, Charles Leclerc, ao comentar sobre o assunto, não poupou críticas ao traçado de Spa-Francorchamps.

Recentemente, o circuito foi palco de um acidente assustador pela FRECA (Fórmula Regional Europeia), que tirou a vida do piloto neerlandês Dilano Van’t Hoff, de apenas 18 anos. A título de informação, a prova ocorria debaixo de muita chuva.

Dessa forma, após o trágico ocorrido, os riscos para os pilotos em Spa-Francorchamps voltou a se tornar um assunto em pauta no automobilismo. Para Leclerc, mudanças deveriam chegar ao circuito, visando assim uma maior segurança aos automobilistas durantes as provas.

“Em primeiro lugar, deveríamos ter um pouco mais de espaço à esquerda e à direita dos muros na reta após a Eau Rouge”; opinou Leclerc, que também simulou uma possibilidade de acidente, segundo sua visão como piloto.

“Se você perder o controle do carro, pode ocorrer de bater nos muros e tem uma grande chance de (o veículo) ficar pelo caminho. Acho que essa é provavelmente uma mudança que devemos considerar no futuro”; alertou ele.

Charles Leclerc opina sobre corridas na chuva

Além do traçado do GP da Bélgica não parecer o mais favorável, há grande possibilidade de um final de semana chuvoso em Spa-Francorchamps, o que aquece então o debate sobre segurança entre os pilotos.

Assim, ainda comentando sobre riscos aos automobilistas, Charles Leclerc opinou sobre qual deveria ser a postura da FIA em relação à provas em pista molhada.

“Quando é seguro começar uma corrida? Esse é outro tópico que a FIA deve examinar de perto, especialmente em um fim de semana como este, em que parece que teremos muita chuva durante todo o tempo”, disse o monegasco. “Não deveria haver pressão em corrermos só para que haja uma corrida” encerrou.

Apesar de todo o debate, Charles Leclerc e sua Ferrari voltam às pistas neste domingo domingo (30), pelo GP da Bélgica, às 10h (horário de Brasília). Todo o fim de semana de F1 será realizado no Circuito Spa-Francorchamps.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Comentários

Loading…

rally dos sertoes

MSL confirma Fabrício Bianchini no Rally dos Sertões

Max Verstappen e Daniel Ricciardo em tempos de dupla na Red Bull

Max Verstappen fala sobre retorno de Daniel Ricciardo ao grid: “Ele merece”