Fernando Alonso terminou em quarto lugar no Mundial de Fórmula 1 com 206 pontos e oito pódios conquistados em 22 corridas pela Aston Martin. Destes top-3 do espanhol de 42 anos, seis ocorreram nas primeiras oito provas.
Dessa forma, a performance do bicampeão na Aston Martin cairia na segunda metade do campeonato. Tanto que Alonso, que chegou a disputar o vice-campeonato contra Sergio Pérez e Lewis Hamilton, quase perderia a quarta posição para Charles Leclerc, Lando Norris e Carlos Sainz. Além disso, a equipe de Silverstone terminaria somente em quinto no Mundial de Construtores.
Mesmo com a queda de rendimento ao longo da edição da Fórmula 1, o chefe da Aston Martin, Mike Krack, enalteceu o espírito coletivo de Fernando Alonso desde sua chegada da Alpine, que beneficiou toda a escuderia britânica.
“É muito bom. No começo pensei que fosse uma lua de mel. E então também tivemos momentos mais difíceis como equipe. Acho que com as reais qualidades da equipe, do Fernando, do Lance Stroll, ficamos juntos. Foram tempos realmente difíceis, talvez algumas corridas atrás. E acho que o relacionamento ficou ainda mais forte com isso”, declarou Krack.
“Prolongamos a lua de mel”, festejou chefe da Aston Martin
O chefe da Aston Martin seguiu enumerando as virtudes do relacionamento do bicampeão com Stroll e os demais integrantes da equipe. “Super construtivo, ambos os pilotos. Eles concordam entre si sobre os principais problemas. E sempre foi construtivo. Onde quer que estivéssemos, mesmo em Silverstone na pista, era sempre factual”, observou o dirigente.
Por fim, Mike Krack se mostrou impressionado com Fernando Alonso desde o primeiro dia do espanhol na Aston Martin. “Estou muito feliz por termos conseguido prolongar a lua de mel. Acho que recebemos um jogador de equipe notável, construtivo em todos os momentos, principalmente quando foi difícil”, finalizou.
Logo após o GP de Abu Dhabi que encerrou a temporada no domingo passado (26), Fernando Alonso considerou a temporada de 2023 sua melhor desde 2012. Na ocasião, o espanhol foi vice-campeão pela Ferrari perdendo por três pontos para Sebastian Vettel.