A Haas teve uma temporada de 2023 para esquecer na Fórmula 1. A escuderia foi a última colocada no Mundial de Construtores, somando apenas 12 pontos, sendo nove com Nico Hülkenberg e três através de Kevin Magnussen. Já no ano passado, a equipe marcou 37 pontos, ainda superando AlphaTauri e Williams.
Ao longo da temporada, a Haas chegou a mudar a especificação do carro para o GP dos Estados Unidos em Austin, já visando reformulações profundas para o ano que vem. Mas o modelo VF-23 não se adaptou ao novo design.
Haas terá um carro novo no ano que vem, promete Steiner
O chefe da Haas, Guenther Steiner, não disfarçou sua decepção com a performance ruim da equipe em 2023. Afinal, terminou na décima colocação entre dez escuderias no Mundial de Construtores.
“Fiquei surpreso. O problema é que não encontramos nenhum desempenho no desenvolvimento. Não é que não quiséssemos ou não pudéssemos trazer atualizações. Não trouxemos upgrades porque trazer um upgrade e saber que o carro não ficaria mais rápido não adianta”, justificou Steiner ao portal Speedcafe.
O chefão da Haas lamentou a falta de progresso no desenvolvimento do túnel de vento do VF-23. O carro terminou a temporada com menos downforce que o anterior e com mais equilíbrio. As novas características agradaram mais a Magnussen, enquanto Hülkenberg demonstrou preferência pelo modelo original.
Por fim, Guenther Steiner comunicou que o veículo da Haas para 2024 será um modelo que começará do zero. “No próximo ano será um carro completamente novo”, resumiu.