in

Chefe da Haas lamenta falhas no desenvolvimento dos carros em 2023

Guenther Steiner se mostrou surpreso com o baixo rendimento da Haas na última edição do Mundial de Fórmula 1

Steiner - Ex-chefe da Haas
Divulgação/Haas F1

A Haas teve uma temporada de 2023 para esquecer na Fórmula 1. A escuderia foi a última colocada no Mundial de Construtores, somando apenas 12 pontos, sendo nove com Nico Hülkenberg e três através de Kevin Magnussen. Já no ano passado, a equipe marcou 37 pontos, ainda superando AlphaTauri e Williams.

Ao longo da temporada, a Haas chegou a mudar a especificação do carro para o GP dos Estados Unidos em Austin, já visando reformulações profundas para o ano que vem. Mas o modelo VF-23 não se adaptou ao novo design.

Haas terá um carro novo no ano que vem, promete Steiner

O chefe da Haas, Guenther Steiner, não disfarçou sua decepção com a performance ruim da equipe em 2023. Afinal, terminou na décima colocação entre dez escuderias no Mundial de Construtores.

“Fiquei surpreso. O problema é que não encontramos nenhum desempenho no desenvolvimento. Não é que não quiséssemos ou não pudéssemos trazer atualizações. Não trouxemos upgrades porque trazer um upgrade e saber que o carro não ficaria mais rápido não adianta”, justificou Steiner ao portal Speedcafe.

O chefão da Haas lamentou a falta de progresso no desenvolvimento do túnel de vento do VF-23. O carro terminou a temporada com menos downforce que o anterior e com mais equilíbrio. As novas características agradaram mais a Magnussen, enquanto Hülkenberg demonstrou preferência pelo modelo original.

Por fim, Guenther Steiner comunicou que o veículo da Haas para 2024 será um modelo que começará do zero. “No próximo ano será um carro completamente novo”, resumiu.

Avatar

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Valentino Rossi, lenda da MotoGP, falou sobre seus famosos testes na Fórmula 1

Helmut Marko: "Verstappen e Hamilton nunca serão companheiros de equipe na Fórmula 1"

Lewis Hamilton é peça crucial para evitar aposentadoria precoce de Max Verstappen; entenda