in

Eddie Jordan critica Haas e afirma que equipe não tem grandes aspirações na Fórmula 1

Ex-chefe de equipe alega que o time norte-americano não avançou o suficiente desde que chegou a categoria

Eddie Jordan
Eddie Jordan (Divulgação)

O mês de abril marcará uma década desde que a Haas conseguiu uma vaga para entrar na Fórmula 1. Assim, a equipe norte-americana acabou fazendo sua estreia cerca de um ano e meio depois, no início da temporada de 2016. Contudo, apesar de ter tido alguns bons resultados, o time costuma aparecer na parte de trás do grid na maioria das provas, incomodando Eddie Jordan, ex-chefe de equipe da F1.

Entre os poucos bons momentos que os norte-americanos tiveram na categoria, estão o quinto lugar no Campeonato de Construtores em 2018 e a pole position de Kevin Magnussen na corrida sprint do Brasil em 2022. Entretanto, para Jordan, isso não é o suficiente.

Dessa forma, o irlandês apareceu recentemente no podcast Formula For Sucess, questionando o propósito da Haas. Ele, inclusive, chegou a afirmar que o time do EUA não possuem aspirações de vencer uma corrida.

“Se fosse eu e estivesse lá, focaria minha atenção na engenharia, na velocidade do carro, na capacidade de fazer o trabalho. Para mim Magnussen e Hulkenberg, em particular, pois trabalhei com ele logo após a era Jordan, é um piloto muito, muito talentoso, na minha opinião”, iniciou o ex-chefe da equipe Jordan.

“Ambos certamente poderiam fazer o trabalho, então não acho que haja um problema real nisso. Acho que a questão é apenas o comprometimento com o trabalho que temos em mãos. Eles estão lá há muito tempo. Não vi a equipe avançar em um nível que acho que qualquer equipe na Fórmula 1 deveria se tivesse aspirações de vencer um Grande Prêmio”, acrescentou Eddie Jordan.

“Eu não vejo isso. Só penso, seja pessoal ou um motor da Ferrari. Você prefere ter o motor Ferrari do que o Renault na Alpine, isso é certo. Eu teria que acreditar que muito disso se resume à aerodinâmica. Muito disso se resume ao Gene (dono da equipe) ter que colocar os caras certos no lugar e eles ainda não fizeram isso. O carro em condições de corrida parecia bom, mas na qualificação eles não tiveram chance. É apenas um pouco melhor que a Alpine”, finalizou.

Apesar de críticas de Eddie Jordan, Haas já pontuou em 2024

Não é novidade que a Haas passou boa parte da sua história na parte de trás do grid. Inclusive, o time norte-americano chegou a ficar em último lugar na classificação em duas das últimas três temporadas.

Entretanto, a equipe está tentando mudar as coisas em 2024. Desse modo, Ayao Komatsu, engenheiro de longa data, foi promovido para o cargo de chefe do time.

Curiosamente, com o carro VF-24, a Haas tiveram um começo de temporada interessante, com Nico Hulkenberg conquistando a 10ª posição no Grande Prêmio da Arábia Saudita e anotando um ponto. Assim, os norte-americanos estão em sexto lugar na classificação de construtores, ficando a frente da Williams, Sauber, Visa Cash App RB e Alpine.

Comentários

Loading…

Max Verstappen, Fórmula 1

F1 Hoje: Fãs da categoria podem ‘desaparecer’ com domínio de Verstappen

Gianluca Petecof retorna ao palco de sua melhor etapa na Stock Car com a Shell mirando a recuperação na temporada