Em seu primeiro ano na principal categoria do automobilismo, Oscar Piastri acumulou números interessantes e chegou a abrir em algumas corridas no pelotão de cima, bem como apareceu de forma incisiva na disputa de Sprints Races. O bom desempenho acabou culminando no prêmio de melhor estreante no evento de gala promovido pela FIA, na última semana.
As façanhas do piloto australiano foram exaltadas pelo chefe da McLaren, Andrea Stella. Em entrevista à imprensa internacional, o mandatário teceu elogios ao jovem de 22 anos, chamando atenção de um dos principais pontos que Oscar Piastri tem como piloto: a capacidade de adaptação diante de cada necessidade.
“Acho que a outra qualidade, que, se você quiser, pode ser um dos principais facilitadores para que ele cresça tão rapidamente, é simplesmente o homem além do piloto. Ele é muito calmo. Acho que ele é muito bom em se manter em um status em que pode usar o melhor de seu talento. Eu não tenho essa qualidade”, afirmou Stella.
Questionado justamente sobre a frieza e maturidade apesar da juventude, Oscar Piastri classificou o posicionamento como algo natural da sua personalidade, destacando a importância do lado psicológico para se obter êxito dentro das pistas.
“Tenho que pensar muito ativamente sobre o que estou pensando? Quais são minhas emoções? Tenho que pensar sobre minha psicologia para me manter ativamente no estado mais produtivo. Para Oscar, isso parece ser muito natural. Esse é o principal facilitador. Acho que ele tem um dom natural, ou talvez tenha trabalhado nisso ao longo de sua jovem carreira. Não sei”, apontou o piloto da McLaren.
Números de Oscar Piastri
Ao longo de 2023, o australiano acumulou 97 pontos no Mundial de Pilotos, tendo registrado dois pódios. Em algumas oportunidades, o jovem fez frente ao pelotão principal, andando junto com o companheiro de equipe, Lando Norris, que também ostentou um bom desempenho.