O único treino livre para o Grande Prêmio da Áustria ocorreu na manhã desta sexta-feira (28). Após uma semana do início das atividades em Barcelona, as equipes já retornaram então à pista no Red Bull Ring em um fim de semana de corrida sprint.
Apesar do pouco tempo de preparação, a única sessão para testes agradou o chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, que ficou positivamente surpreso com o desempenho da equipe.
Leia também:
– GP da Áustria de Fórmula 1: onde assistir, horários e programação
– Lando Norris fala sobre disputa pelo título com Max Verstappen
– McLaren encontra “solução” após incêndio em motorhome na Espanha
Em entrevista pós-treino livre à Sky Sports, o engenheiro italiano se demonstrou então tranquilo com o ritmo apresentado por Oscar Piastri e Lando Norris: “Isso foi um pouco surpreendente, ou mais do que uma surpresa em si. Eu teria pensado: ‘vamos ver em Barcelona o desempenho do carro porque as pistas anteriores eram principalmente de baixa velocidade’. Foi uma boa notícia podermos confirmar que melhoramos o carro em baixa velocidade“.
O Circuito de Barcelona-Catalunha tem sido assim utilizado como local de testes pelas equipes de Fórmula 1 há muitos anos. O desempenho da McLaren na Espanha deixou a equipe liderada por Stella bastante confiante em relação ao futuro da temporada, o que parece então ter sido comprovado no treino de hoje, na Áustria.
Dados tranquilizam a McLaren
Stella seguiu sua análise positiva, mesmo com Norris encerrando as atividades com apenas o 13º melhor tempo de volta. Piastri, no entanto, teve o segundo melhor resultado da sessão.
“Realmente precisávamos verificar o desempenho do carro em curvas de alta velocidade, curvas longas e um layout completamente diferente. Obtivemos informações tranquilizadoras e vimos que podemos ser competitivos nesse layout“; revelou Andrea Stella.
“Na verdade, a Áustria é um pouco mista, a primeira parte é uma sessão de baixa velocidade e depois temos algumas curvas de alta velocidade, então esperamos poder combinar as boas qualidades do carro e ter um fim de semana competitivo” Concluiu assim o chefe de equipe da McLaren.