Após perder a sua vaga na Haas, Mick Schumacher, filho de Michael Schumacher, foi contratado para ser piloto reserva da Mercedes em 2023. Assim, durante a temporada, o alemão recebeu elogios de Lewis Hamilton, George Russell e Toto Wolff. Segundo eles, o automobilista de 24 anos contribuiu muito para o progresso da equipe ao utilizar o simulador.
Desse modo, o chefe da Mercedes está encantado com o trabalho do jovem piloto. Contudo, Wolff prefere ver o alemão novamente nas pistas em tempo integral. Inclusive, recentemente, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, sugeriu que o comandante da equipe alemã fez uma oferta para que Mick se juntasse à AlphaTauri.
Em entrevista para o canal de televisão alemão Sport1, Marko afirmou que o chefe da Mercedes tentou marcar uma reunião com o CEO da Red Bull, Oliver Mintzlaff. Além disso, o ex-piloto da F1 também criticou o austríaco.
“Foi mencionado em uma reunião. É simplesmente estúpido que o Sr. Wolff ao mesmo tempo tenha feito política abertamente contra nós na FIA de novo. Com isso, o assunto estava fora de questão. Por que devemos levar Schumacher?”, disse Helmut Marko
Por outro lado, Wolff disse que está perplexo com a atitude que os outros têm em relação ao piloto alemão. Segundo ele, Schumacher mostrou seu verdadeiro potencial nessa temporada, principalmente após passar momentos difíceis na Haas.
“Não tenho certeza se podemos facilitar, porque toda vez que falamos bem dele, alguém sente que deve dizer algo negativo. Um pouco à parte, nunca falei com a liderança da Red Bull sobre levar Mick a um lugar lá do jeito que foi dito por Helmut. Sempre que posso falar bem e elogiar Mick, é isso que estou fazendo. Mas, no final, é autoridade de cada equipe decidir sobre os pilotos”, comentou Toto Wolff.
Wolff acredita que Mick pode substituir Hamilton ou Russell
O chefe da Mercedes acredita tanto no potencial do jovem piloto alemão que afirmou não ter problemas em colocá-lo em um dos seus carros, caso algum piloto titular não estivesse disponível.
“Respeito muito nossos contratos dentro da equipe, e sempre que você tiver que contratar um piloto reserva, terá que contratar um piloto reserva. Acho que as crianças estão perdendo. Para ser honesto, acho que ele foi queimado no ano passado. Você precisa fornecer um ambiente e uma estrutura diferente para cada motorista e cada ser humano. E acho que quem o pegar terá um talento muito bom”, disse o chefe da equipe alemã.
Além disso, Wolff destacou que a contribuição de Schumacher está sendo essencial em 2023. Ele também deixou claro que liberaria o jovem para uma possível oportunidade no grid da F1.
“É ótimo ter um piloto de F1 maduro, bem-sucedido e experiente nos apoiando no simulador. Com o feedback dele, isso é uma tremenda vantagem. Em alguns GPs europeus, tê-lo no simulador durante a noite e fornecer dados para o sábado é uma super vantagem para nós. Por outro lado, se George ou Lewis tiverem uma intoxicação alimentar, sabemos que temos um super cara que vai dirigir bem o carro. E, por mais que eu goste da situação para o benefício da equipe, eu preferiria todos os dias da semana que Mick sentasse em uma cabine e realmente corresse”, finalizou Toto Wolff.