in

Com três equipes na mira da FIA, chefe da Ferrari quer punições mais severas na Fórmula 1

Vasseur acredita que penalidade aplicada anteriormente à Red Bull “não foi severa o suficiente”

Frederic Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, na Fórmula 1
Reprodução/F1.com

A Fórmula 1 passa por sua tradicional pausa de verão nas pistas, mas seus bastidores continuam a todo vapor. Rumores sobre o mercado e até mesmo entrevistas movimentam a categoria antes de seu retorno.

Em uma das recentes entrevistas que chamaram a atenção de quem acompanha a F1, Frederic Vasseur, então chefe de equipe da Ferrari, falou ao jornal La Gazzetta Dello Sport.

Entre os diversos assuntos abordados, a penalidade aplicada à Red Bull durante a última temporada voltou a ser pauta. A equipe austríaca recebeu no último ano a informação de que teria que pagar uma multa de US$ 7 milhões por exceder o limite orçamentário e ter 10% menos tempo no túnel de vento.

Assim que saiu a confirmação da penalidade aplicada à RBR, a pólvora foi acesa e todos envolvidos de alguma forma com a Fórmula 1 deram diversas opiniões. Para alguns a punição deveria ser mais branda, enquanto para outros ela foi leve demais. Alguns, no entanto, acharam que a FIA agiu corretamente.

Vasseur demonstra insatisfação com decisão da FIA

Durante a conversa com o meio de comunicação italiano, o chefe da Ferrari demonstrou não ter aprovado a decisão da organização que gere a categoria.

“A penalidade do ano passado não foi severa o suficiente. Se isso acontecer novamente, a punição tem que ser muito mais drástica.”

Frederic Vasseur, ao La Gazzetta Dello Sport.

O engenheiro francês foi além e opinou sobre pontos que a FIA deveria ter levado em consideração em sua decisão sobre o ocorrido: “Como a vantagem técnica se traduz em vantagem esportiva, a penalidade deve ser esportiva e não uma multa“; opinou.

Ainda em defesa de sua tese, Vasseur citou os pênaltis marcados no futebol como exemplo: “No futebol, se você toca com as mãos na bola dentro da área, você cede um pênalti. O ‘desconto’ de dez por cento no túnel de vento é uma piada: você já fez o trabalho pesado, e o que você não usa na aerodinâmica pode ser gasto em economia de peso e coisas assim.”

FIA de olho em três equipes da Fórmula 1

Segundo rumores recentes, três equipes não reveladas estão sob a mira da lupa da FIA durante a temporada vigente da F1. Assim, a organização pode ou não anunciar novas punições ainda este ano, dependendo de seus julgamentos.

Em relação a rumores de novos descumprimento das regras financeiras da categoria, Vasseur disse ser necessário punições pesadas, pedindo até mesmo por exclusões temporárias.

Precisamos de uma punição drástica: para 2024, uma exclusão de um ano ou algo do gênero. Sabemos que é difícil administrar o teto orçamentário, mas temos sistemas perfeitos para controlar o que você gasta e, em caso de dúvida, você pode perguntar à FIA“; opinou o chefe de equipe da Ferrari.

Avatar

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Comentários

Loading…

Relembre os patrocinadores mais ‘curiosos’ da Fórmula 1

F1 23, jogo da Fórmula 1 produzido pela EA Sports.

Sainz em baixa e Verstappen ainda melhor: F1 23 atualiza classificações de pilotos após pausa de verão