in

Conheça as mulheres que buscam ‘um lugar ao sol’ na Academia da Fórmula 1

Novo projeto para formação de pilotos mulheres para a Formula 1, a F1 Academy conta com 15 competidoras; conheça 5 delas

Reprodução / Instagram - @f1academy

No fim do último ano, a Fórmula 1 anunciou a chegada da F1 Academy, uma categoria exclusiva que visa formar mulheres para a base da própria F1. Além de dar mais foco e tempo no asfalto às mulheres, a Academia também trabalha para a melhor formação da parte física e mental das pilotas.

Em sua primeira primeira temporada, cada fim de semana da F1 Academy consiste em 2 qualificações e 3 corridas, contabilizando assim 21 corridas em sete etapas até proclamar sua primeira campeã.

Dessa forma, a categoria teve início no último mês de março. Confira abaixo cinco destaques da competição até aqui.

Marta García

Liderando a categoria até aqui, a espanhola começou no automobilismo pelo Kart, assim como boa parte dos pilotos profiossionais. A primeira categoria de monopostos que Marta participou foi o Campeonato Espanhol de Fórmula 4, onde pilotou pela equipe Drivex nas últimas quatro rodadas de 2016. Na ocasião, sua melhor colocação foi P5, conquistada em cinco das onze provas que disputou. Pela F1 Academy, Marta Garcia compete atualmente pela Prema.

Recentemente, Marta demonstrou em declarações publicas que almeja brigar por uma vaga já nas próximas edições da Fórmula 1.

Reprodução / Instagram – @f1academy

Léna Bühler

Pilota da ART Grand Prix, Léna Bühler tem chamado a atenção pelo desempenho nas pistas durante as últimas corridas da Academia da Fórmula 1. A suíça é integrante da academia da Sauber.

Reprodução / Instagram – @f1academy

Hamda Al Qubaisi

Nascida nos Emirados Árabes Unidos, Al Qubaisi corre atualmente na F1 Academy pela MP Motorsport. Em junho de 2021 ela se tornou a primeira mulher na história da Fórmula 4 italiana a subir ao pódio, quando alcançou o terceiro lugar em Misano.

Reprodução / Instagram – @f1academy

Maite Cáceres

Para citarmos também uma sul-americana nesta lista, podemos destacar a uruguaia Maite Cáceres, da Campos. Com apenas 19 anos, a jovem já esteve nas etapas finais da temporada da USF Juniors – campeonato de entrada para competidores que buscam uma vaga na Indy – em 2022.

Divulgação / Campos Racing

Abbi Pulling

Pilota da Carlin, Abbi Pulling é integrante da academia da Alpine. A britânica foi um dos destaques da W Series no ano passado, quando terminou o campeonato com a quarta colocação, conquistando pódios em Barcelona e em Silverstone. Assim como outras pilotas mencionadas acima, ela também acumula uma passagem pela Fórmula 4 em sua edição britânica.

Divulgação / Alpine F1 Team

A última etapa da F1 Academy ocorreu entre os dias 19 e 21 de maio, em Barcelona. O pódio foi então completado por Marta García (P1), Hamda Al Qubaisi (P2) e Léna Bühler (P3). As pilotas voltam às pistas para a quarta etapa da categoria no próximo fim de semana, em Zandvoort, nos Países Baixos.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Comentários

Loading…

Fórmula E Tokyo Tóquio

Fórmula E confirma etapa em Tóquio na próxima temporada

DTM

DTM contará com duas estreias em Zandvoort