in

Conheça tudo sobre o Grande Prêmio da Austrália, próxima corrida da Fórmula 1

A prova é uma das mais antigas no calendário da categoria, com sua primeira aparição na temporada 1928; leia mais

Reprodução / Fórmula 1

A cidade de Melbourne receberá a Fórmula 1 neste fim de semana. Espera-se que mais de 300.000 pessoas cheguem ao Albert Park durante os quatro dias do festival, com o espetáculo do automobilismo oferecendo emoção dentro e fora do grid.

As equipes e os pilotos, que já começaram a analisar os novos carros de 2024, estão familiarizados com o Albert Park renovado, que passou por muitas modificações há alguns anos.

O Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 deste ano será realizado durante quatro dias, de 21 a 24 de março. O evento verá os pilotos competirem em três sessões de treinos livres e uma rodada de qualificação antes do evento principal no domingo (24), que verá toda a ação da corrida começar por volta das 01h (horário de Brasília).

A programação das corridas também inclui eventos especiais, apresentações e demonstrações.

Saiba alguns fatos

Melbourne faz parte do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde o seu primeiro Grande Prêmio em 1996. É, porém, uma das corridas mais antigas do calendário da categoria, tendo sido realizada pela primeira vez em 1928.

A corrida é realizada no Circuito do Grande Prêmio de Melbourne. Com 5,278 km, os pilotos fazem 14 curvas no percurso que rodeia o Lago Albert Park da cidade. A prova foi vencida por muitos pilotos famosos, como Michael Schumacher, Ayrton Senna e Lewis Hamilton.

À primeira vista, o circuito pode parecer uma instalação dedicada com margens gramadas e áreas de escape; mas, quando a F1 não está na cidade, as estradas de Albert Park são acessíveis ao público para os residentes. Como resultado, a pista de 5.275 km pode ser acidentada em algumas áreas – aumentando o espetáculo, pois os carros correm pelos arredores arborizados do parque.

O novo traçado tem várias curvas alargadas (as Curvas 1, 3, 6, 13 e 15), mas a mudança mais dramática é a remoção da chicane das Curvas 9/10 e uma entrada muito mais acentuada na Curva 13 para encorajar ultrapassagens.

Existem quatro zonas DRS e 14 curvas para os pilotos enfrentarem em Melbourne enquanto disputam a supremacia na corrida de 58 voltas.

O que há além da corrida?

Participar do Grande Prêmio da Austrália oferece uma variedade de atividades e experiências para fãs do automobilismo e visitantes fora das pistas. Há a Fan Zone, um espaço que oferece diversas atividades e entretenimento para os torcedores, incluindo música ao vivo, sessões de autógrafos com motoristas, simuladores e exposições interativas. Para os fãs da Fórmula 1, isso deve estar no topo da sua lista.

Depois, é possível mergulhar na história das corridas em Legends Lane. O lugar também abriga o Tech Hub, com palestras diárias apresentando tecnologias novas e futuras emergentes das empresas líderes da Austrália em Inteligência Artificial (IA), Fórmula 1, automotiva, defesa, aviação, aeroespacial e muito mais.

Ainda existe a opção do M Lane Precinct do Park, que traz muita ação fora da pista. Oferecem-se demonstrações de pintura de carros ao vivo e o espaço de recreação infantil.

Avatar

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero.

Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen.

No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

Comentários

Loading…

Steiner - Ex-chefe da Haas

Steiner indica Hulkenberg à Mercedes caso Verstappen não esteja disponível 

Adrian-Newey-Red-Bull

F1 hoje: Após rumores sobre saída da Red Bull, Adrian Newey segue na escuderia