A Red Bull Racing apresentou nesta quinta-feira (15) seu novo carro para a disputa da Fórmula 1 2024: o RB20. O veículo foi mostrado ao mundo em um evento organizado pela equipe e disponibilizado online no canal oficial da RBR no YouTube, em uma transmissão ao vivo que durou assim um pouco mais de 30 minutos.
Durante o evento, vários membros da equipe deram depoimentos antes de mostrar o carro, incluindo então os estrategistas Will Courteney e Hannah Schmitz, o diretor-técnico Pierre Waché e o chefe de engenharia Paul Monaghan.
O RB20 apresenta então algumas diferenças em relação ao seu antecessor, o RB19, responsável pelo título mundial do último ano. O bico foi afinado e possui uma curva mais próxima ao número, enquanto a “depressão” no sidepod foi eliminada.
Por outro lado, foram adicionadas algumas “dobras” na traseira e a linha de saída do halo foi modificada. A entrada de ar foi alterada e parte da tampa do motor foi alargada, resultando em uma aparência significativamente diferente em relação ao último modelo na parte traseira.
Com futuro incerto na Red Bull, Horner marca presença no evento
O evento de apresentação também contou com a presença dos pilotos Max Verstappen e Sergio Pérez, além do chefe de equipe Christian Horner. Este último precisou ter sua presença confirmada pela Red Bull recentemente, por estar sendo investigado por autoritarismo e comportamento impróprio na F1. Para o dirigente, o RB20 simboliza “o último capítulo” da história de hegemonia escrita pela RBR nos últimos anos.
“Este é um ano importante na história da equipe. Nos últimos 20 anos, a Red Bull conseguiu mudar o cenário da Fórmula 1 e fez isso por estar determinada a fazer as coisas de maneira diferente“; iniciou Horner. “Como vimos no ano passado, esta é uma equipe que opera no auge das suas capacidades. Temos em Max e Checo dois pilotos que podem entregar em todos os circuitos, em quaisquer condições, por isso eu estou confiante“; completou o ex-automobilista.