in

Em busca do título da Fórmula 1, Massa aciona Briatore, Renault e Ferrari na justiça; entenda

Patrocinador da equipe de Nelsinho Piquet e Fernando Alonso em 2008 também são ‘alvos’

Felipe Massa
Felipe Massa e sua história de superações na F1 (Divulgação/ Twitter Fórmula 1)

O ano de 2008 é um dos mais polêmicos dentro da F1. No Grande Prêmio de Singapura daquela temporada, Nelson Piquet Jr. bateu no muro quando Felipe Massa liderava, obrigando a adoção do safety car. Assim, o brasileiro da Ferrari foi para os boxes durante a bandeira amarela, mas a equipe italiana liberou Massa sem terminar o reabastecimento. Isso se soma a outros problemas que o piloto teve na prova, impedindo que ele ultrapassasse Hamilton na tabela. No entanto, tudo indica que essa batida de Piquet não foi acidental.

Recentemente, Bernie Ecclestone, o ex-chefe da categoria, revelou que ele e Max Mosley, presidente da Federeação Internacional de Automobilismo (FIA) sabiam do escândalo de ‘Crashgate‘ no GP de Singapura daquele ano antes mesmo da ‘decisão’ no GP do Brasil, em Interlagos. Agora, a equipe de advogados de Felipe Massa acionou judicialmente Flavio Briatore, Renault e Ferrari.

Segundo relatos, o dirigente italiano, que era chefe da equipe francesa, coagiu Nelsinho a bater propositalmente. Desse modo, ele beneficiaria o espanhol Fernando Alonso em Marina Bay. Curiosamente, atualmente, ele é embaixador da F1 e a Renault é dona da Alpine.

Por outro lado, a Ferrari, escuderia pela qual Massa foi vice-campeão, ainda não manifestou seu apoio ao brasileiro. Contudo, a equipe jurídica do brasileiro já deixou claro que o ex-piloto conta com o respaldo do time italiano.

Já Hamilton, que atualmente é piloto da Mercedes, não tem qualquer envolvimento jurídico no caso. Ele acabou se beneficiando da batida proposital de Piquet Jr. em Singapura, pois subiu no pódio vencido por Alonso. No entanto, ele não estava envolvido no escândalo. Por fim, Massa, foi muito prejudicado no ‘acidente’ orquestrado por Briatore.

Advogados de Massa também notificam patrocinadores e diretores

Segundo o site Motorsport.com, os advogados de Felipe enviaram uma ‘Preservation notices‘ não só para Briatore, Renault/Alpine e Ferrari, mas também para a ING (patrocinador do time francês em 2008), Pat Symonds (ex-diretor esportivo da Renault e atual diretor técnico da F1) e Steve Nielsen, ex-diretor esportivo da Renault que hoje atua no mesmo cargo para a FIA.

No caso desses dois últimos, os e-mails que receberam as notificações são da F1 e da FIA, respectivamente. De forma resumida, os ‘Preservation notices‘ são requerimentos formais de preservação de documentos. Desse modo, eles servem para tornar o destinatário (no caso, Ferrari, Briatore, Renault, ING, Symonds e Nielsen) ciente do litígio ou potencial litígio, deixando claro que devem tomar medidas para evitar a destruição ou qualquer modificação em documentos relacionados ao tema do litígio em potencial.

Comentários

Loading…

wrc-hyundai CHEFE

Hyundai anuncia o line-up para o Rally da Europa Central

Canapino Juncos Hollinger

Canapino abre o jogo sobre futuro e revela sonho na Fórmula Indy