Restando sete corridas para a temporada 2023 da Fórmula 1 chegar ao fim, apesar de Max Verstappen se sobressair, o holandês não é o único destaque da categoria. Enquanto Lando Norris vem apresentando um desempenho contundente, o ‘estreante’ Oscar Piastri também está chamando a atenção. Em entrevista ao Torcedores.com, Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial, se disse impressionado com o jovem australiano e discordou de quem acha que a Fórmula está ‘mais fácil’.
“Eu fiquei muito impressionado com o Piastri. Ele tem feito muito bem sob muita pressão. A equipe está voltando forte e ele definitivamente tem espaço. Ele tem sido muito impressionante nesta temporada”, elogiou o ilustre piloto brasileiro. Na opinião de Fittipaldi, Oscar Piastri demonstra que vai aproveitar as chances, mas ainda tem a evoluir.
“Qualquer oportunidade, ele vai aproveitar, porque é rápido. Ainda precisa se adaptar à equipe e aos engenheiros, porque há muitas análises durante a corrida. Isso exige o cérebro dele para se adaptar e requer tempo”, projetou Fittipaldi. De acordo com o piloto bicampeão da Fórmula 1, nos dias de hoje, as corridas geram muitas análises e informações. Por isso, Piastri precisa observar esses dados e seguir a equipe para melhorar.
Ao elogiar Oscar Piastri, Emerson Fittipaldi rechaçou que Fórmula 1 atual seja ‘mais fácil’
Indicando que o piloto novato tem muitas informações para se desenvolver na categoria, o veterano rebateu quem opina que é mais fácil correr hoje em dia. Na avaliação do bicampeão, todos os competidores têm acesso às informações da corrida, o que exige mais de cada um para se impor.
“As pessoas falam que é fácil estar na Fórmula 1 hoje. Elas não poderiam estar mais erradas. Talvez as pessoas estejam aptas a dirigir os carros, sim, mas chegar aos limites, seria impossível”, apontou Emerson Fittipaldi. O bicampeão mundial destacou que há muito refinamento nos pilotos e leva vantagem quem é capaz de se refinar.
Assim, o veterano acredita que, ainda que seja ‘mais fácil’ dirigir os carros atuais, a velocidade e as marcas são provas da dificuldade da categoria. “A essência da performance é entregar em cada polegada da pista de corrida. Eu tenho muito respeito por esses jovens”, concluiu Emerson Fittipaldi.
Texto publicado por Daniel Linhares no portal Torcedores.com