Luca Baldisserri trabalhou durante anos como engenheiro da Ferrari, presenciando a supremacia de Michael Schumacher nos anos 2000. O profissional chegou a suceder Ross Brawn como chefe da equipe de Maranello em 2008 e 2009.
Em entrevista para o Gazzetta dello Sport, Baldisserri avaliou a temporada da Ferrari. A escuderia venceu uma corrida na Fórmula 1 em 2023, através de Carlos Sainz no GP de Singapura, em setembro. As demais provas do campeonato foram dominadas pela Red Bull de Max Verstappen.
“Ferrari foi parelha com a Red Bull de Pérez”, avaliou
Na opinião do ex-chefe da Ferrari, a equipe italiana teve uma performance similar a da escuderia austríaca na temporada, levando em conta a performance do companheiro mexicano do holandês.
“Quando analiso individualmente, sempre o faço olhando para o desempenho do segundo piloto. E nesse sentido, fica ainda mais claro que a atuação da Ferrari não foi muito inferior à da Red Bull de Sergio Pérez”, opinou Luca Baldisserri.
Sobre o tricampeão mundial, não poupou elogios a Max Verstappen. “O carro estava mais à frente porque era dirigido por um alienígena”, resumiu.
Por fim, o engenheiro acredita que a Ferrari poderá alcançar o nível da Red Bull nos próximos anos. “Até porque as regras permanecem estáveis, o que deve nos ajudar a chegar mais longe. Para saber exatamente o que é necessário, precisamos realmente trabalhar em equipe”, justificou. “O importante é alcançar a Red Bull e Verstappen”, concluiu Baldisserri.
A Ferrari terminou o Mundial de Construtores da Fórmula 1 na terceira colocação, apenas três pontos atrás da vice-campeã Mercedes.