Se olharmos para a temporada de 2023 da Fórmula como um todo, é inevitável destacarmos a superioridade da dupla Max Verstappen e Red Bull Racing em relação aos outros membros e equipes do grid.
No entanto, apenas uma escuderia fez frente à RBR e conseguiu vencer ao menos um Grande Prêmio neste ano. Trata-se então da Ferrari, que ficou com a vitória em Singapura graças a Carlos Sainz.
Apesar da temporada abaixo do esperado, Charles Leclerc também foi um dos adversários que mais deram trabalho a Vespa nas pistas, dificultando assim a vida do tricampeão nos momentos de ultrapassagens. Vale recordar que em 2022, o monegasco fez frente ao neerlandês e chegou a ameaçar seu título em parte da temporada.
Em recente entrevista ao PlanetF1, o ex-piloto de Fórmula 1 Johnny Herbert destacou a capacidade de Leclerc e, indiretamente, fez um “alerta” a Verstappen para a próxima temporada.
“Acho que Charles (Leclerc) mostrou no final do ano que está indo na direção certa. Ele pode atacar Max (Verstappen) e Lewis (Hamilton)? Sem dúvida, ele pode e provou isso“; afirmou Herbert. “As batalhas que eles (Leclerc e Verstappen) travaram, as batalhas roda a roda que tiveram, eles têm respeito um pelo outro, acho que isso é muito, muito importante“; refletiu o britânico.
Disputa no GP de Las Vegas de Fórmula 1
Em um dos embates mais recentes entre os dois pilotos nas pistas, Max e Charles chamaram atenção nas redes sociais e na mídia especializada após brigarem pela vitória no GP de Las Vegas, o penúltimo desta temporada da Fórmula 1.
Dois momentos foram bastante impactantes neste confronto. O primeiro ocorreu logo após a largada, quando Leclerc, que estava na pole position, foi “empurrado” para fora por Verstappen para ser ultrapassado. Entretanto, a manobra do piloto neerlandês resultou em uma punição. Confira o momento abaixo:
O segundo e, sem dúvida, o momento mais crucial ocorreu próximo ao final da corrida, quando Max, em uma incrível demonstração de superação, retornou com força total para disputar a vitória, mesmo após a punição e uma colisão com George Russell, da Mercedes. O tricampeão partiu para cima de Charles e conseguiu conquistar a primeira posição, protagonizando uma ultrapassagem de tirar o fôlego. Veja abaixo:
Apesar das críticas a Verstappen por suas investidas, principalmente pela que lhe gerou uma punição, ambos os pilotos falaram sobre o embate após a corrida em Las Vegas e afirmaram que “está tudo bem” entre eles.