in

Ex-piloto diz que Sergio Pérez “se quebrou mentalmente” por conta de Max Verstappen

Mexicano não conseguiu competir com o holandês pelo título da Fórmula 1 ao longo de 2023

Max Verstappen e Sergio Pérez, da Red Bull
Reprodução / Red Bull

Sergio Pérez começou bem a temporada de 2023 e venceu duas das primeiras quatro corridas, mas Max Verstappen logo tomou conta da liderança e não deu chances a mais ninguém.

Christian Klien, ex-piloto da Red Bull, considera que o mexicano “se quebrou mentalmente” após ver o companheiro de equipe engrenar uma longa sequência de vitórias na temporada.

“Max foi tremendamente bom e consistente. Mas nem tudo foi moleza para ele. Veja a qualificação em Mônaco, onde ele certamente não teve o carro mais rápido Durante a segunda metade da temporada, as outras equipes estiveram mais próximas dele, principalmente nas eliminatórias. Ele mostrou sempre que estava por cima e fez a diferença. A Red Bull construiu um carro incrível, foi um trabalho incrível este ano. A combinação era imbatível”, começou analisando Klien, em entrevista ao RacingNews365.

Tricampeão da Fórmula 1, Verstappen apresentou uma versão ainda mais dominante em 2023, com 19 vitórias em 22 possíveis e quase 300 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado na tabela.

“Todo esporte de alto nível também é um jogo mental. Eu diria que Max é definitivamente um com o carro e com a equipe. Parece que a pressão não está entrando em sua cabeça. Essa foi a diferença para Checo. Ele teve um início de temporada muito bom e talvez tivesse em mente: ‘Ok, talvez este ano eu consiga vencer Max ou pelo menos estar no mesmo nível'”, prosseguiu dizendo Klien.

Apesar de certo equilíbrio no começo de 2023, as coisas não caminharam bem para Pérez no restante do ano. Mesmo sem conseguir lutar pelo título, o mexicano se firmou em segundo e não permitiu ser ultrapassado por Lewis Hamilton, Fernando Alonso e outros.

“Mas acho que Miami já foi o ponto de virada onde ele percebeu: ‘Ok, o cara do outro lado da garagem é realmente imbatível’. Acho que mentalmente isso o quebrou um pouco. Demorou muito, muito tempo, talvez até as últimas corridas em que ele voltou. Ele não é um mau motorista e você não pode desaprender a dirigir um carro rápido. Mas no final, é um jogo mental”, analisou o ex-piloto.

Pérez tem contrato com a Red Bull até o fim de 2024 e declarou recentemente que tem como objetivo disputar o título com o companheiro Verstappen. Já Klien tem outra opinião sobre isso e projetou o atual momento da carreira do mexicano:

“Acho que ele percebeu agora que está no fim da carreira. Ele está no melhor time, no melhor carro. Ele percebe: ‘Tenho um piloto ao meu lado que provavelmente não conseguirei vencer’. Mas ele pode aproveitar, subir ao pódio e vencer corridas. Acho que ele já estava pensando assim durante as últimas corridas de 2023″, completou ele.

Paulo Sérgio Leite da Silva

Escrito por Paulo Sérgio Leite da Silva

Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol.

Comentários

Loading…

Honda MotoGP

Alberto Puig faz balanço negativo da Honda em 2023

Nascar Cup Series

Três pilotos disputam última vaga disponível na Nascar Cup Series 2024