O atual tricampeão da Fórmula 1 (F1), Max Verstappen, foi o mais rápido no treino classificatório para o Grande Prêmio da Bélgica, realizado neste sábado (27), em Spa-Francorchamps.
O holandês cravou 1:53.159 como melhor tempo e foi 0.595 mais rápido que o vice-líder, Charles Leclerc. No entanto, o piloto da Red Bull vai largar em 11° lugar.
O competidor taurino foi punido porque trocou de motor acima do total de vezes permitido em regulamento. Com isso, a Ferrari herda o primeiro lugar.
Sergio Pérez, Lewis Hamilton, Lando Norris, Oscar Piastri, George Russell, Carlos Sainz, Fernando Alonso e Esteban Ocon completam o top-10.
O restante da classificação em Spa-Francorchamps é formado por: Alexander Albon, Pierre Gasly, Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas, Lance Stroll, Nico Hulkenberg, Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda, Logan Sargeant e Guanyu Zhou.
Resumo do treino classificatório de F1 com Leclerc na pole
A rodada inicial (Q1) teve todos os pilotos das principais equipes de F1 se classificando. George Russell correu risco, mas reagiu após completar uma volta rápida. A Haas decepcionou e teve os dois pilotos eliminados.
O Q2 também não teve surpresas. Esteban Ocon foi um dos destaques. O francês saltou para o quarto lugar a segundos do fim.
Alexander Albon, por sua vez, foi eliminado. O britânico ficou em 11° e foi três milésimos de segundo (0.003s) mais lento que Sergio Pérez.
Depois de liderar o Q1 e o Q2, Max Verstappen também foi o mais rápido no Q3. O atual tricampeão da F1 cravou 1:53.159 como melhor tempo.
No entanto, ele vai largar em 11° após ser punido. Com isso, Charles Leclerc herda a pole position.
Veja o resultado do treino classificatório do GP da Bélgica
- Max Verstappen (Red Bull)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Alexander Albon (Williams)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Daniel Ricciardo (Visa RB)
- Valtteri Bottas (Kick Sauber)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Yuki Tsunoda (Visa RB)
- Logan Sargeant (Williams)
- Guanyu Zhou (Kick Sauber)