Pierre Gasly disse estar convencido de que a Alpine fez “a escolha certa” ao reformular seu conceito de carro para a temporada de Fórmula 1 de 2024. Tendo atingido um teto com sua filosofia anterior e caído duas posições para o sexto lugar na classificação no último período, a Alpine optou por se comprometer com uma reformulação completa com seu A524.
Embora tenha avisado que ficaria em desvantagem ao tentar entender seu pacote revisado nas corridas iniciais, a Alpine não esperava terminar com desempenho ainda pior no Bahrein. As perspectivas da equipe baseada em Enstone não melhoraram muito desde então, pois encontra-se em oitavo lugar no Campeonato de Construtores com 11 pontos em 14 etapas.
No entanto, Gasly insistiu que a Alpine fez a escolha correta ao adotar uma mudança na direção do desenvolvimento em resposta ao descontentamento sobre a temporada anterior, em declaração para o site Autosport.
A Alpine parece destinada a terminar a temporada em uma decepcionante oitava posição, já que a sétima colocada Haas está 16 pontos à frente com um carro VF-24 mais competitivo. Apesar disso, Gasly, que renovou com a Alpine, está otimista de que o trabalho feito nos bastidores da marca anglo-francesa deve inspirar um 2025 muito melhor.
Aspas de Pierre Gasly, piloto da Alpine
“Acho que é relacionado ao desempenho. No ano passado, a equipe sentiu que chegou ao fim do desenvolvimento com seu conceito de carro. Como perdemos nossas metas, eles ficaram tipo, ‘queremos ir para outro ano em que sabemos que provavelmente ficaremos presos onde estamos?’
E eles disseram, queremos mais do que isso, então, tentaremos outra coisa. O que para mim, acho que foi a escolha certa. Não estamos na Fórmula 1 para ficarmos satisfeitos com o sexto lugar no Mundial de Construtores. Ainda acho que a maneira como a equipe está operando está em um nível melhor do que quando cheguei.”