in

F1 hoje: Lewis Hamilton mira igualar marca de Ayrton Senna no GP da Bélgica

Piloto da Mercedes é o que possui mais vitórias no circuito do atual grid da categoria

Lewis Hamilton, piloto que vai trocar a Mercedes pela Ferrari
Lewis Hamilton em sua última temporada na Mercedes antes de ir para a Ferrari. (Créditos: Divulgação / Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team)

O início do GP da Bélgica de Fórmula 1 se aproxima. Com os primeiros treinos livres nesta sexta-feira (26), a corrida principal está marcada para a manhã de domingo (28).

F1 AO VIVO: horários e programação do GP da Bélgica

Quem busca seguir fazendo história é Lewis Hamilton, da Mercedes. Na etapa passada, na Hungria, se isolou ainda mais no ranking de mais pódios da categoria, com 200. Agora, mira igualar a marca de Ayrton Senna no circuito de Spa-Francorchamps.

O britânico possui quatro vitórias no GP da Bélgica, mesmo número que Jim Clark, nos anos 1960, e Kimi Räikkönen, na primeira década do milênio. Por outro lado, o ídolo brasileiro ficou com o 1º lugar em cinco oportunidades: 1985, 1988, 1989, 1990 e 1991. O líder do quesito é o lendário Michael Schumacher, com seis.

Do atual grid da F1, Hamilton é o piloto com mais triunfos. Max Verstappen, da Red Bull, vem logo atrás, tendo levado a melhor nas últimas três edições. Charles Leclerc, da Ferrari, e Daniel Ricciardo, da Visa Cash App RB, também venceram uma vez cada.

Temporada da F1

De olho no tetracampeonato, Verstappen lidera a classificação com 265 pontos. O vice é Lando Norris, da McLaren, com 189, e Leclerc fecha o pódio, com 162. Em sua última temporada na Mercedes, Hamilton, acertado com a Ferrari para 2025, aparece em 6º, com 125 pontos.

A prova da Bélgica é a última antes da parada de verão da Fórmula 1. Depois, a categoria retorna somente em agosto, mais precisamente no dia 25, com GP da Holanda, casa do atual tricampeão, Verstappen.

Avatar

Escrito por Guilherme Papa

Comentários

Loading…

James Allison, diretor técnico da Mercedes.

F1 hoje: James Allison revela problema para a Mercedes no GP da Bélgica

Lewis Hamilton na Fórmula 1

Lewis Hamilton discorda de projeto da FIA na Fórmula 1: “Desnecessário”