A Fórmula 1 está quase pronta para mais uma corrida em 2024. De sexta até domingo (dias 28, 29 e 30 de junho), a principal categoria do automobilismo mundial vai realizar o Grande Prêmio da Áustria.
A agenda é um pouco diferente do tradicional, sendo formada por uma sessão de treino livre, uma sessão de treino classificatório para a sprint race, a sprint race, o treino classificatório para a formação do grid, além da corrida principal. Veja o resumo da programação:
Dia 1 reserva definição
O treino classificatório está marcado para começar às 7h30 (horário de Brasília) de sexta (28), no circuito Red Bull Ring, e vai ter uma hora de duração.
Já o classificatório para a sprint race será mais tarde, às 11h30, e vai durar 45 minutos. O evento é dividido em três partes.
Portanto, os 15 melhores avançam para a segunda rodada. Depois disso, os dez melhores se classificam para definir quem será o pole position da corrida sprint.
Prova e definição de grid marcam Dia 2
A F1 começa ainda mais cedo, no sábado (29), com a realização da sprint race, a partir das 7h. O sistema de pontuação é diferente, reservado apenas para os oito melhores.
O vencedor conquista oito pontos. Já o vice-líder ganha sete pontos. E assim sucessivamente até o oitavo colocado.
O treino classificatório para a corrida principal está marcado para começar às 11h. E vai ter três rodadas, assim como na qualificação da sprint race.
Dia 3: mais uma etapa de F1
Assim, o Grande Prêmio da Áustria está marcado para ocorrer no domingo (30), às 10h. Atual bicampeã de construtores da F1, a Red Bull Racing (RBR) lidera o campeonato mais uma vez.
A escuderia vai competir em casa. A marca de bebidas foi fundada no país europeu pelo investidor Dietrich Mateschitz.