A Fórmula 1 teve, nesta sexta-feira (26), o primeiro dia do Grande Prêmio de Mônaco ao realizar duas sessões de treino livre (TL). Os pilotos Caros Sainz (Ferrari) e Max Verstappen (Red Bull Racing) fizeram os melhores tempos de cada turno.
Sainz guiou para 1m13:372 na primeira sessão. O espanhol foi levemente superior ao compatriota Fernando Alonso. A diferença entre eles foi de 0.338 segundos.
O heptacampeão mundial Lewis Hamilton (Mercedes) completou o top-3 de mais rápidos do primeiro turno. O piloto da Mercedes acelerou para 1:14.035.
O TL1 teve duas interrupções. Na primeira delas, Nico Hulkenberg rodou ao sair do túnel da pista e colidiu. A segunda paralisação ocorreu a três minutos do fim.
Alexander Albon bateu em um dos muros da pista. A direção de provas da F1 decidiu encerrar o turno antes do cronômetro zerar.
Max Verstappen, por sua vez, teve um dia de recuperação. Depois de ficar em sexto no turno inicial, o holandês cravou 1:12.462 e garantiu a liderança do TL2.
Sainz melhorou o próprio desempenho ao marcar 1:12.569. Entretanto, ficou em terceiro lugar e atrás até do companheiro de equipe, o monegasco Charles Leclerc.
Outro destaque do TL2 foi a presença de Sebastian Vettel. O tetracampeão mundial acompanhou o evento após ser convidado pelo CEO da F1, Stefano Domenicalli.
Agenda do GP de Mônaco
A prova segue neste sábado (27) com a terceira e última sessão de treino livre, a partir das 7h30. A classificação está marcada para ocorrer às 11h. Vale destacar que, ao contrário do normal, o treino classificatório não será exibido ao vivo na TV Aberta.
Isso porque o canal Bandeirantes também é detentora dos direitos de transmissão da Bundesliga (Campeonato Alemão).
E o campeão será definido justamente no sábado, quando todos os jogos da última rodada forem realizados, a partir das 10h30.
Voltando a destacar a F1, o evento principal do GP de Mônaco, a corrida, está marcada para ocorrer no domingo (28), às 10h.
Classificação da F1 antes do GP de Mônaco
O atual bicampeão mundial, Max Verstappen, lidera o torneio de pilotos. O holandês tem 119 pontos. O mexicano Sergio Pérez tem 105 pontos e é o segundo colocado. A terceira posição é ocupada por Fernando Alonso. O espanhol tem 75 pontos.