Gabriel Bortoleto participou, nesta semana, dos primeiros testes com o novo carro desenvolvido para a temporada 2024 da Fórmula 2. O brasileiro agora está na Itália e busca maior concentração antes de estrear na categoria.
Em entrevista concedida ao repórter Lito Cavalcanti, o piloto nascido em São Paulo externou as primeiras impressões sobre o veículo.
“Acredito que foi positivo. É um carro totalmente diferente. O downforce é feito pelo assoalho. Então é um carro mais focado para a Fórmula 1”, iniciou.
“Eles tendem a colocar o carro mais próximo da categoria, até para os pilotos se prepararem e não sofrerem muito quando entrarem. Mesmo assim, o carro ainda é bem mais lento que um Fórmula 1”, comparou Gabriel Bortoleto.
“O que eu senti de primeira impressão, eu fiz muitos testes aerodinâmicos na pista em Barcelona”, descreveu o piloto de Fórmula 2.
“Muito tempo andando em velocidade constante, 150, 200 km/h na reta, pra eles fazerem todos os testes de altura, pra ver o quão alto ou baixo o carro pode andar, como tem que ser”, prosseguiu.
“Eu consegui dar umas voltas acelerando no final e eu senti que, realmente, o carro é muito sensível comparado ao outro. A qualquer coisa”, relatou Gabriel Bortoleto.
“Quando pega zebra, quando você solta o pé do acelerador, quando freia. É um carro que você tem que ser um pouco mais preciso e menos agressivo nessa questão de freada. Tem que tomar mais cuidado”, finalizou.
2024 vai ser o ano de estreia do brasileiro na categoria. Gabriel Bortoleto chega ao campeonato com o status de atual vencedor da Fórmula 3.
Ele vai representar a Invicta Racing e terá o indiano Kush Maini como companheiro de equipe.
A próxima edição da Fórmula 2 vai ser disputada de 29 de fevereiro até 8 de dezembro. O calendário tem 14 provas ao todo, sendo a primeira delas o Grande Prêmio do Bahrein e a última o GP de Abu Dhabi.