Gabriel Bortoleto segue traçando seu caminho nas categorias de monopostos mais famosas do automobilismo mundial. Atualmente na Fórmula 2, ele e Felipe Drugovich (piloto de testes na F1), são a esperança mais próxima de o Brasil voltar a figurar no grid da Fórmula 1 dentro dos próximos anos.
Após se destacar como campeão da Fórmula 3 em seu ano de estreia pela categoria, o piloto brasileiro abraçou assim a oportunidade de ingressar na Fórmula 2 como membro do programa de desenvolvimento da McLaren.
Leia também:
– Brasil pode ter piloto na Fórmula 1 em 2025? Veja opinião de especialistas
Recentemente, Gabriel cedeu entrevista para a equipe de comunicação da McLaren, onde detalhou como vem sendo sua experiência inicial no segundo escalão da “família Fórmula 1”, além de destacar assim o quão honrado se sente por fazer parte da academia da tradicional escuderia britânica.
“É uma oportunidade incrível que Emanuele, Zak Brown, Andrea Stella e todos da McLaren me deram“; destacou o brasileiro. “Tenho pessoas muito importantes atrás de mim, engenheiros muito bons que trabalham na Fórmula 1, e posso aprender com eles e também com os outros pilotos da McLaren“; continuou.
“O principal objetivo e benefício para mim será aprender. Poderei ver e ouvir muitas coisas diferentes de pilotos de outras categorias e de pessoas da McLaren […] Posso aprender muitas coisas e isso será especial para minha carreira“; afirma então Bortoleto.
Um piloto agressivo e inteligente
Gabriel Bortoleto também aproveitou a oportunidade para passar aos torcedores da McLaren o que podem então esperar dele pela a Fórmula 2 desse ano.
“Na pista, acho que sou um piloto bastante agressivo quando preciso, mas, ao mesmo tempo, também sou inteligente quando preciso – como se estivesse lutando por um campeonato. Acho que sou bom em mudar e me adaptar rapidamente às situações“; avaliou-se assim o brasileiro. “Gosto de dirigir em condições úmidas, quando a pista está secando e você está com pneus slicks, acho isso muito legal.“; detalhou.
O piloto de apenas 19 anos também opinou sobre o seu desempenho de estreia na Fórmula 2, durante o Grande Prêmio do Bahrein no último fim de semana. Após excelentes resultados nas sessões de classificação, ele terminou então em sexto e quinto lugar nas duas corridas, somando 15 pontos no total.
“Minha volta (na qualificação) foi boa e estou feliz com o andamento do fim de semana. As mudanças que fizemos na qualificação funcionaram bem e agora é hora de focar e analisar os dados das corridas, que são diferentes na Fórmula 2 em comparação com a Fórmula 3. Estou ansioso e entusiasmado“; encerrou Bortoleto.