A temporada da Fórmula 3 deste ano continua a todo vapor. Neste último fim de semana, Gabriele Mini saiu da pole e venceu a corrida 1 na Hungria. Conquistando o nono melhor tempo, Gabriel Bortoleto saiu em quarto na sprint, mas, durante a última curva, tomou o segundo lugar de Bedrin, que então fechou o pódio.
Já na corrida 2, no domingo (23), O’Sullivan converteu sua pole position em vitória e Beganovic garantiu a dobradinha para a PREMA, terminando em segundo. Quem fechou o pódio foi Colapinto, enquanto Bortoleto cruzou a linha de chagada em sétimo.
Ao todo, o líder do campeonato até aqui, Gabriel Bortoleto, somou 16 pontos neste fim de semana, aumentando sua vantagem no topo desta temporada da Fórmula 3, agora com 43 pontos à frente de Zak O’Sullivan, novo vice-líder
Vindo da Formula Regional Europeia (FRECA), Gabriel é agenciado pelo piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso, além de acumular passagens pelas F4 italiana e alemã e vem sendo o principal destaque da Fórmula 3 deste ano.
Brasileiro pode conquistar título da Fórmula 3 na Bélgica
A temporada da categoria se afunila e, dessa forma, o piloto brasileiro chega cada vez mais perto do título. Isto porque restam apenas duas etapas para o fim da F3 2023. A última etapa ocorrerá em Monza, na Itália, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.
No entanto, Gabriel Bortoleto pode arrematar o título deste ano já no próximo fim de semana, em Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Para isso, o piloto precisa fazer as contas: ele possui 144 pontos, 43 a mais que o vice-líder Zak O’Sullivan e 44 a mais que Josep Maria Martí. Para chegar à Monza já com a garantia do troféu desta temporada, Gabriel precisa deixar a etapa da Bélgica com ao menos 40 pontos de vantagem sob o segundo colocado na classificação geral.
Isto porque, em um fim de semana perfeito na Fórmula 3, um piloto pode conquistar, no máximo, 39 pontos. Os pontos são divididos da seguinte maneira: 2 para o pole position, 10 para o vencedor da corrida 1 e 25 para o vencedor da corrida 2.
Ainda assim, Bortoleto pode ser campeão da Fórmula 3 2023 até mesmo no sábado. Para que isso ocorra, o piloto da Trident terá que terminar a corrida 1 já com 65 pontos de vantagem para o segundo colocado.