O fim-de-semana foi movimentado no circuito de Hungaroring. Além da Fórmula 1, a Hungria também sediou as etapas da Fórmula 2 e da Fórmula 3, os campeonatos de acesso à principal modalide da categoria. Enquanto Enzo Fittipaldi ficou distante do pódio na F2, Gabriel Bortoleto se aproximou do título antecipado da F3.
Assim, Bortoleto pode garantir a conquista já no próximo final-de-semana, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Então, o paulistano de 18 anos somou mais 16 pontos na Hungria, mantendo uma regularidade nas duas provas em Budapeste e a chance de ser campeão da Fórmula 3 já na etapa seguinte. Ou seja, Gabriel Bortoleto tem tudo para ser o primeiro brasileiro da história a ser campeão da F3.
Bortoleto tem 43 pontos de diferença para o vice-líder na F3, enquanto Fittipaldi é o nono na F2
O jovem piloto da Trident saiu em quarto lugar na sprint e conquistou a segunda colocação na corrida 1 de sabado (22). Já na corrida 2 no domingo (23), terminou em sétimo. Dessa forma, Gabriel Bortoleto mantém 43 pontos de distância no campeonato para o segundo colocado, o britânico Zak O’Sullivan (Prema). Aliás, este foi o vencedor da segunda prova do fim-de-semana.
Bortoleto soma 144, enquanto O’Sullivan tem 101 e o espanhol Josep María Martí (Campos) apresenta 100 pontos. Para o brasileiro ser campeão em Spa-Francorchamps no fim-de-semana que vem, precisa seguir com uma vantagem de 40 pontos logo após o término das duas provas na Bélgica. A Fórmula 3 será encerrada em Monza, na Itália, entre 31 de agosto e 2 de setembro.
Na Fórmula 2, Enzo Fittipaldi terminou em 11º lugar no sábado (22) na corrida 1. Então, finalizou em 8º no domingo (23) na corrida 2, em Hungaroring. Dessa forma, o piloto da Rodin Carlin de 22 anos, neto de Emerson e nascido em Miami, é o nono colocado no campeonato com 72 pontos. O líder da competição é o dinamarquês Frederik Vesti (Prema), que soma 153. A próxima etapa da F2 também será em Spa, na Bélgica, no fim-de-semana seguinte.