in

Dois dias muito positivos no Velocitta para a F4 Brasil

Pilotos da categoria puderam andar muito e fazer testes de largada parada em Mogi Guaçu

Foto: Duda Bairros

A oportunidade do treino no Velocitta foi muito boa. A gente teve muito tempo de pista, coisa de 6h30min por dia. Deu para fazer muita coisa e trabalhar muito tranquilo. Todos os pilotos tiveram tempo de andar à vontade, parar, analisar dados junto com os engenheiros e ainda voltar à pista. 

A gente sabe que o Velocitta é uma pista muito técnica e bem difícil. Talvez seja a mais difícil do Brasil por causa de sua característica, com muitas curvas, de alta, média, baixa velocidades, de raios diferentes; com subidas e descidas. É uma pista bem técnica e isso foi muito bom. É muito bom ter uma oportunidade dessas no começo da temporada para todo mundo poder treinar. Tenho certeza que a vida vai ficar mais fácil é daqui para frente, principalmente para os pilotos mais novos, com menos experiência, que aproveitaram bastante. 

Vinícius Tessaro foi o mais rápido no Velocitta (Foto: Duda Bairros)

A gente ainda teve oportunidade de fazer os treinos de largada. Cada piloto treinou oito largadas juntando os 2 dias. Então dá muito para eles desenvolverem aquela técnica de soltar o pedal da embreagem e pegar o timing do apagar do farol e ter uma reação rápida. Eles puderam trabalhar bastante esse lado e a gente viu evolução ao longo dos dois dias. Ao final do segundo dia, eles já estavm bem melhor, então acho que foi muito proveitoso. 

A categoria está cada vez mais compacta, com os tempos mais próximos. A diferença de tempo de um segundo em que estava metade do grid hoje está o grid inteiro. É lógico que tem exceções, em que o piloto não conseguiu aproveitar o pneu novo naquela sessão. Mas olhando um panorama geral, nos dois dias de treino, a categoria inteira está na faixa de um segundo, um segundo e meio. E em uma pista dessas, com 12 curvas, isso é muito bom e a tendência é a gente só ver isso nos finais de temporada. E já estamos vendo no começo do ano. Isso mostra que, principalmente o pessoal novo, no primeiro ano, está muito rápido e já está chegando perto dos mais experientes. 

O treino foi muito positivo para todo mundo. Todos os carros andaram sem problemas, fizeram todo o plano de quilometragem previsto. Foi excelente para a categoria. 

Avatar

Escrito por Thiago Meneghel

Comentários

Loading…

Márquez

Márquez questiona o uso de bandeiras amarelas na MotoGP

Prime Video anuncia produção de documentário sobre carro da Nascar em Le Mans