in

Matheus Comparatto e Luan Lopes cravam as poles na etapa final da BRB Fórmula 4 Brasil

O capítulo final da temporada 2023 da BRB Fórmula 4 Brasil reservou o classificatório mais apertado do ano em Interlagos. A sessão que definiu os grids das corridas 1 e 3 teve os cinco primeiros separados por apenas 0.203s e os dez dentro do mesmo segundo do melhor tempo. Nesse cenário de altíssima competitividade, não houve hegemonia, com dois pilotos concorrendo ao título se alternando com as poles.

Autor da melhor volta da tomada de tempo, o campeão rookie Matheus Comparatto cravou 1:38.127 e garantiu a pole da corrida final, bem como os dois pontos previstos em regulamento. Já a pole para a corrida 1 ficou com Luan Lopes, cuja segunda melhor volta do quali foi anotada em 1:38.197.

Os dois conservam chances de título, bem como o líder do campeonato, Vinicius Tessaro e Álvaro Cho.

Com uma gama mais dura de pneus fornecida pela Hankook para a decisão do título, os tempos foram baixando durante toda a sessão de 20 minutos.

No início, Comparatto e Tessaro se alternavam no topo da tela de cronometragem. O estreante da OAKBERRY Bassani Racing anotava uma volta rápida, que imediatamente era respondida pelo segundo-anista da Cavaleiro Racing.

No meio da sessão, Fefo Barrichello, o mais rápido da quinta-feira, chegou a ameaçar a dupla.

Já os carros da TMG Racing aparentavam ter menos velocidade. Ainda candidato ao título, Álvaro Cho orbitava a quinta posição, acompanhado de Luan Lopes. Eis que nas duas voltas finais Lopes encaixou seus trechos, garantindo a primeira fila nas duas corridas que mais pontos pagam no fim de semana.

Lopes vai alinhar o carro #99 na posição de honra na prova com largada prevista para 9h50 no sábado. Comparatto parte ao seu lado. Tessaro larga da terceira posição, com Nelson Neto em quarto e Barrichello em quinto. Cho parte em sexto.

Na corrida 3, com largada no domingo às 9h40, Comparatto puxa a fila, seguido por Lopes, Tessaro, Barrichello, Neto e Cho.

Já o grid da corrida 2 é determinado pela ordem de chegada da primeira prova de sábado, com inversão dos oito primeiros lugares.

As três provas do fim de semana têm transmissão ao vivo pela Bandsports e mídias sociais da categoria.

A vantagem de Tessaro sobre Comparatto agora é de 22 pontos e há 68 em disputa nas três corridas.

O que eles disseram:

“Largar na primeira fila nas duas corridas representa muito para o campeonato, que está muito disputado. Acredito que foi fundamental o resultado hoje mas temos agora que focar nas corridas. A tomada foi extremamente disputada, com várias trocas de liderança. Meu rádio não funcionou perfeitamente e eu só fiquei sabendo mesmo o que aconteceu quando cheguei no pitlane”

Matheus Comparatto

“A gente vinha baixando o tempo a cada volta. Sabia que nosso setup era para virar tempo no finalzinho e esperamos um pouco para entrar na pista por causa disso. O carro estava muito bom no final da sessão e, por um errinho meu na Junção, escaparam as poles nas duas corridas. Mesmo assim estou muito feliz com minha primeira pole no ano e o plano para amanhã é fazer uma boa largada e ir pra cima.”

Luan Lopes

“Acho que foi uma boa tomada de tempo e conseguimos extrair o melhor do carro. Faltou um pouquinho de desempenho da minha parte e da parte do equipamento, mas estou contente de uma maneira geral. Acho que dois terceiros lugares, nas corridas 1 e 3, é positivo. A missão principal é administrar a vantagem que construímos ao longo do ano e, se possível, ampliar. Claro que hoje poderia ter sido um pouco melhor, mas agora é concentrar para as corridas e buscar os melhores resultados possíveis”

Vinicius Tessaro

“Nosso dia de ontem foi melhor do que o de hoje, o carro estava um pouquinho pior do que no treino que lideramos ontem, não à toa a volta que registramos na quinta nos daria a pole das duas corridas hoje. Faltou um pouco no geral e ainda peguei um pouco de trânsito nas minhas voltas rápidas. Mas, hoje não conta pontos, o importante é estar bem amanhã e brigar pelas vitórias.”

Fefo Barrichello

Classificação do campeonato da BRB Fórmula 4 Brasil (COM DESCARTES): 
1 – Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) – 197 pontos
2 – Matheus Comparatto (Oakberry Bassani F4/R) – 175
3 – Álvaro Cho (TMG Racing) – 167
4 – Luan Lopes (TMG Racing) – 145
5 – Fefo Barrichello (Cavaleiro Sports) – 106
6 – Nelson Neto (Cavaleiro Sports) – 100
7 – Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) – 86
8 – João Tesser (TMG Racing) – 67
9 – Mateus Callejas (TMG Racing/R) – 61
10 – Matheus Ferreira (Oakberry Bassani F4) – 56
11 – Arthur Pavie (Oakberry Bassani F4/R) – 53
12 – Alexandre Machado (Oakberry Bassani F4/R) – 40
13 – Carl Bennett (EUA/Oakberry Bassani F4) – 26
14 – Rafaela Ferreira (TMG Racing/R) – 24
15 – Cecília Rabelo (Cavaleiro Sports) – 15
* R – Estreante

Cronograma – Fórmula 4 Brasil – Etapa 6 – Interlagos: 

Sábado, 16 de dezembro:
09:50 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
16:23 – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)

Domingo, 17 de dezembro:
09:42 – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)

Comentários

Loading…

Com dia dentro do top5, Fefo Barrichello larga da segunda fila na final da Fórmula 4 Brasil

Max Verstappen

Verstappen vê ‘desculpas’ de pilotos que não conseguem vaga na Fórmula 1: “Você só não é bom o suficiente”