A primeira corrida da BRB Fórmula 4 Brasil no Velocitta em 2023 teve vitória inédita de Matheus Comparatto. O líder dos rookies na temporada venceu pela primeira vez na categoria e de quebra confirmou o quarto triunfo entre os estreantes. Luan Lopes, que assumiu o segundo lugar logo na largada sustentou a posição até o final da bateria e Lucca Zucchini, após rodar no meio da prova, recuperou posições para completar o primeiro pódio do fim de semana, que foi composto por um representante de cada equipe do campeonato.
“Larguei na pole e estava com um pouco de frio na barriga. Sabia da chance de ganhar, mas tinha que confirmar a vitória. Estava muito quente durante a corrida e deu tudo certo graças a Deus. Agradeço a todos que me apoiaram e ao pessoal da equipe que entregou um carro incrível para hoje”, disse Matheus Comparatto.
Líder do campeonato, Vinicius Tessaro partiu da última posição após punição no classificatório de ontem para receber a bandeirada em sétimo e parte da primeira fila na corrida 2 ao lado de Mateus Callejas, que foi o oitavo colocado em sua primeira corrida na TMG Racing.
“Usamos nosso pneu zero nessa primeira bateria e a expectativa era alta para vencer. Tivemos uma disputa com o Luan Lopes que acabei rodando, perdi posições, mas consegui recuperar bem para subir ao pódio. Animado para a sequência da etapa e espero terminar bem o fim de semana com pontos importantes para o campeonato”, disse Lucca Zucchini.
Os pilotos da BRB Fórmula 4 Brasil aceleram na corrida 2 ainda na tarde de sábado, com largada prevista para 16:00 com transmissão do Bandsports e mídias sociais da categoria.
A corrida:
Matheus Comparatto sustentou bem a posição na largada com Luan Lopes pulando para a segunda posição na primeira volta. Lucca Zuccchini era terceiro, com Álvaro Cho em quarto e Fefo Barrichello em quinto.
Rafaela Ferreira teve problemas com o carro #18 e teve que recolher aos boxes antes da largada. A equipe TMG trabalhava para recolocar a piloto na pista.
Na curva do museu, Lopes e Zucchini disputavam a freada, quando o piloto do carro #9 pegou a sujeira e rodou na tomada da curva. O piloto foi hábil para salvar o carro de contatos e retomou a pista na sexta posição.
Pavie disputava com Vinicius Tessaro na tomada do saca-rolhas e o piloto da OAKBERRY Bassani F4 levou a pior, indo com o #88 para a grama. Na frente do pelotão, Comparatto já tinha vantagem de 3s para Lopes, que tinha 0.7s de frente para Cho.
Zucchini buscava recuperar as posições perdidas na corrida e atacava seu companheiro de equipe Fefo Barrichello. O piloto teve que salvar de uma nova rodada na tomada do saca-rolhas na sétima volta. o #9 completou a manobra na tomada da curva 1 e já pensava no ataque ao terceiro colocado.
Depois de oito voltas trabalhando para recolocar o #18 de Rafaela Ferreira na pista, a equipe TMG recolheu de vez a máquina para a garagem, terminando a corrida 1 para a única representante feminina na etapa.
Tessaro seguia escalando o pelotão para minimizar o dano da desclassificação da véspera e a disputa mais quente da pista na 10ª volta era entre Cho e Lopes que disputavam a segunda posição. A disputa entre eles trouxe Zucchini para a disputa. Comparatto tinha vantagem confortável superior a 5s para a disputa.
Cho e Zucchini abriram disputa pela terceira posição e Luan Lopes respirou aliviado, abrindo meio segundo de folga para a disputa da terceira posição. Tessaro registrava a melhor volta da prova na 12ª volta.
Cho espalhou na tomada da primeira curva após Zucchini insinuar um ataque por fora na tomada da curva. A esparramada possibilitou o “xis” do carro #9 que já aparecia em posição de pódio.
Tessaro já era sétimo e estava em posição de inversão de grid par aa corrida 2.
Na 15ª volta, Tesser escapou da pista antes da Caipirinha e perdeu tempo após disputa com Tessaro.
Três equipes figuravam nas posições de pódio nos minutos finais de prova. Nelson Neto e Fefo disputavam a quinta posição e o piloto do #33 da Oakberry Bassani levou a melhor no contorno da curva 2. A disputa trouxe o líder do campeonato para a briga também.
Comparatto venceu pela primeira vez na geral da BRB Fórmula 4 Brasil e cravou também a vitória entre os rookies. Lopes foi segundo e Zucchini o terceiro na primeira prova da etapa.
Mateus Callejas, de casa nova na TMG foi o oitavo e larga da primeira posição na corrida 2.
Cronograma – Fórmula 4 Brasil – Etapa 3 – Velocitta, Mogi Guaçu-SP:
Sábado, 5 de agosto:
16:00 – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
Domingo, 6 de agosto:
08:38 – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)