A Starrett Bassani F4 foi o time a ser batido no segundo dia de atividade da etapa do Velocitta da F4 Brasil. Com dois pódios nesta mesma pista no mês de julho, Pedro Lima cravou as duas melhores voltas da tomada de tempo, assegurando as poles das corridas 1 e 3.
Aos 15 anos e 5 meses de idade, o titular do carro #188 é o mais jovem pole position da história da F4 Brasil.
Pedro Lins, também estreante da equipe comandada por Eduardo Bassani, andou muito perto do companheiro e garantiu o terceiro lugar nos grids das duas corridas. Já Murilo Rocha, que venceu pelo time sediado em Itu (SP) em Interlagos, vai largar em sétimo na primeira corrida do sábado e uma posição à frente na corrida final.

Depois de 2 etapas em 2025, o campeonato da F4 Brasil é liderado por Heitor Dall’Agnol. Os representantes da Starrett Bassani F4 mais bem colocados na tabela de pontos são Murilo Rocha, na segunda colocação, seguido de Pedro Lins e Pedro Lima, empatados respectivamente em sexto e sétimo lugares.
A equipe é a atual campeã de pilotos, título obtido por Matheus Comparatto no ano passado.
A pista foi aberta para o quali, com temperatura ambiente acima dos 25ºC. Seriam 20 minutos de tomada de tempo, e os carros da equipe chefiada por Eduardo Bassani usaram bem a primeira metade da sessão para preparar as máquinas.
Quando os tempos começaram a cair, após o décimo minuto de atividade, Pedro Lima estabeleceu 1:26.378 com o #188. Pedro Lins veio imediatamente atrás, a 0.135 do companheiro na equipe Starrett Bassani F4.
Os concorrentes então também melhoraram, particularmente os carros #27 e #95, que estavam no top5 junto com os Pedros da Starrett Bassani e Murilo Rocha, competidor do carro #55.
O treino entrou nos cinco minutos finais com liderança de Lima, Lins em terceiro e Rocha em sexto. Renzo Barbuy e Christian Helou tentavam entrar no top10.
Com 1:26.250 no topo da tela de cronometragem, Lima conduziu o #188 para o box da Starrett Bassani F4 ainda no minuto final da sessão.
A quadriculada foi acionada e de fato sua marca se mostrou imbatível, determinando o mais jovem pole position da recente história da F4 Brasil.
Pedro Lins terminou em terceiro, a 0.164s do companheiro. Rocha foi sexto, com Barbuy e Helou em 14º e 15º respectivamente. Isso determinou a ordem de largada para a corrida 3, no domingo.
No ranking das segundas melhores voltas de cada competidor, válido para o grid da corrida 1, pole novamente para Lima, com 1:26.290. Lins mais uma vez anotou o terceiro tempo.
O que eles disseram:
“Estou muito feliz pela pole e só tenho que agradecer a todo mundo que tem feito parte dessa jornada. Estou muito feliz com essa conquista, ainda tem muito por vir ainda.”
Pedro Lima
“Estamos muito felizes com a pole do Pedro Lima, o Pedro Lins em terceiro e o Murilo Rocha em sexto. E um detalhe muito especial é que quando fechamos com o Pedro Lima, nós pudemos fechar já para começar o campeonato desde o início porque ele fazia aniversário dia 19 de abril e a primeira etapa seria só no final do mesmo mês, então, essa é a pole de um dos pilotos mais jovens da Fórmula 4 Brasil.”
Eduardo Bassani
Programação da etapa:
Sábado, 27 de setembro
08h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
15h45 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
Domingo, 28 de setembro
13h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
Classificação após duas etapas (Top5):
1º Heitor Dall’Agnol – 104 pontos
2º Murilo Rocha – 59
3º Pietro Mesquita – 50
4º Ethan Nobels – 47
5º Filippo Fiorentino – 46
6º Pedro Lins – 45
7º Pedro Lima – 45
8º Ciro Sobral – 38
9º Rogerio Grotta – 31
10º Alceu Neto – 26
