Não faltou emoção para a terceira etapa da F4 Brasil em Mogi Guaçu. A Starrett Bassani F4 colocou dois pilotos no pódio, com direito a vitória de Pedro Lima por 0.053s. Murilo Rocha, vice-líder do campeonato, subiu no pódio em terceiro lugar.
O time chefiado por Eduardo Bassani teve um fim de semana de performances consistentes de todos os seus carros.
Pedro Lima, de 15 anos de idade, anotou duas poles e venceu uma prova. Murilo Rocha fez pontos importantes e andou as três corridas no top5. Pedro Lins frequentou a zona de pódio e se recuperou quando foi forçado a largar no fundo do grid. Renzo Barbuy esteve próximo de lutar pela vitória no sábado quando sofreu problemas no disco de freio. E Christian Helou fez sua melhor apresentação com o carro patrocinado pela Shell no sábado, terminando em um respeitável quinto lugar em sua temporada de estreia.

Agora o quinteto da equipe sediada em Itu (SP) terá pouco tempo de folga, para estudar os dados coletados no Velocitta e retornar ao moderno circuito de Mogi Guaçu. Os treinos extra da etapa 4 têm início nesta quinta-feira.
A corrida
O pole Pedro Lima saltou na frente e contornou a primeira curva na liderança, enquanto Murilo Rocha avançou de quinto no grid para quarto lugar, abrindo disputa pela última vaga de pódio.
Pedro Lins fechou a primeira volta em nono, com Renzo Barbuy em 14º, uma posição à frente de Christian Helou.
Lins avançou para oitavo na volta 4, enquanto Lima tinha mais de 1.3s de vantagem na liderança da corrida.
Na volta 10, Murilo assumiu o terceiro lugar, colocando dois carros da Starrett Bassani F4 na zona de pódio. Lins continuava em oitavo, enquanto Barbuy vinha trocando de posição seguidamente em batalhas com Cyro Sobral e Marcelo Hahn.
A prova entrou nos dez minutos finais com o panorama inalterado no topo do pelotão: Lima tinha mais de 1s de vantagem para o segundo colocado, que tinha 4.8s sobre Murilo. Este livrara mais de 3s sobre o quarto colocado. Lins seguia firme em oitavo e o argentino Barbuy viu seu esforço recompensado com seguidas ultrapassagens e já vinha em 11º, de olho no top10.
Nos minutos finais, a margem de Lima na frente da corrida caiu para menos de meio segundo. Ele abriu a volta 18 com vantagem de 0.420s sobre o #27. Restavam 5 minutos para a abertura da volta da bandeirada.
Enquanto Lima tratava de trancar qualquer investida do adversário, Lins passou Pietro Mesquita e assumiu o sétimo lugar. Na volta seguinte, o #26 subiu mais uma posição, favorecido por rodada de outro carro.
A emoção durou até a última curva. Lima trancou o concorrente de todas as formas, mas seu carro desgarrou um pouco justo na última trangência da corrida. Ele apontou para a reta e acelerou fundo, levando a bandeirada com 0.053s de vantagem. Murilo Rocha completou o pódio para a equipe chefiada por Eduardo Bassani. Lins foi sexto, Barbuy 11º e Christian Helou 12º.
O que eles disseram:
“Final de semana muito legal no Velocitta, terminamos como começamos na classificação e poucas mudanças, mas com três pilotos entre os seis primeiros. Essa foi nossa terceira vitória no ano com o terceiro piloto diferente, primeiro vencemos com o Murilo Rocha em Interlagos, depois com o Pedro Lins também aqui no Velocitta e agora com o Pedro Lima, mais jovem vencedor da Fórmula 4 pela equipe Starrett Bassani e com certeza é a primeira de muitas vitórias. Além disso, o terceiro lugar do Murilo foi muito importante para a briga do campeonato, ele já tem uma vitória na temporada e já estava na vice-liderança, agora vamos tentar aproximar ainda mais do líder.”
Eduardo Bassani
“Estou muito feliz com essa conquista. A corrida foi muito difícil, estava com um desgaste grande dos pneus, mas consegui administrar no final e só tenho que agradecer todo mundo, principalmente meus pais e minha equipe. Agora vamos para a próxima que, com certeza, mais vitórias virão.”
Pedro Lima
Classificação após três etapas (Top5):
1º Heitor Dall’Agnol – 145 pontos
2º Murilo Rocha – 89
3º Filippo Fiorentino – 84
4º Pedro Lima – 70
5º Pietro Mesquita – 62
