in

Vice-líder da F4 Italiana, Gabriel Gomez corre em Barcelona para manter série de pódios

Catarinense da US Racing levou troféu em todas as etapas do calendário

Fotocar 13

Autêntico “Mundial” de F4, o Campeonato Italiano desembarca na Catalunha nesta semana para sua penúltima rodada tripla em 2025. É mais uma oportunidade para o catarinense Gabriel Gomez reduzir a diferença para o líder do campeonato, em movimento consistente que realiza durante a segunda metade do calendário.

Único brasileiro no grid composto de mais de 30 competidores e dezenas de nacionalidades representadas, Gabriel é segundo colocado na tabela de pontos, atrás apenas do piloto japonês Kean Nakamura Berta, da equipe Prema.

A F4 Italiana promoveu cinco etapas em 2025, com o brasileiro da equipe US Racing figurando no pódio pelo menos uma vez em todas elas. Ele venceu duas corridas, uma na etapa 2 em Valellunga (quando foi o maior pontuador do fim de semana) e outra na etapa mais recente, em Ímola, quando cravou duas poles em etapa que acabou abreviada com uma das provas adiadas por falta de luz natural.

A temporada 2025 é a segunda do brasileiro em monopostos e começou com a conquista do título da Winter Series no início do ano. A decisão daquele torneio de quatro etapas (com 12 corridas no total) ocorreu justamente na pista de Barcelona, em março.

Além da F4 Italiana, Gomez corre também a Euro F4 com o carro #78 da equipe US Racing. É outro campeonato curto, de três rodadas triplas. E outro em que aparece na vice-liderança, distante apenas 10 pontos do japonês com quem tem travado as principais disputas das categorias de base no ano.

A programação da quinta etapa da F4 Italiana determina dois treinos livres na sexta-feira. No sábado a pista é aberta para os qualificatórios pela manhã, com a primeira das três corridas à tarde. No domingo acontecem as últimas duas provas da etapa, todas com transmissão ao vivo pelos canais digitais da F4 Italiana.

O que ele disse:
“Semana de corrida e vamos para a sexta etapa do Campeonato Italiano, logo depois da prova do Euro 4 em Mugello. Apesar de não ter sido um fim de semana tão positivo na etapa passada, estou bastante animado para voltar a ter um ritmo forte. Em Barcelona, a equipe sempre foi muito competitiva, inclusive com vitória no ano passado, e no início deste ano, durante a Winter Series, também mostramos velocidade aqui. 
Chegamos confiantes de que pode ser uma boa semana. Será mais uma rodada sem os testes coletivos de quinta-feira, então precisamos acelerar o processo de adaptação já a partir dos treinos de sexta para chegar bem preparados ao classificatório de sábado. O foco é tirar o máximo de pontos possível do líder e seguir firme na briga pelo título até a última etapa.”
Gabriel Gomez

F4 Itália – Etapa 6 – Barcelona (Horários de Brasília):
Sexta-feira, 19 de setembro

06:54 – 07:34 – Treino Livre 1 
12:21 – 13:01 – Treino Livre 2 

Sábado, 20 de setembro
04:00 – 04:40 – Classificação
07:30 – Corrida 1 (30 min + 1 volta) 

Domingo, 21 de setembro
06:45 – Corrida 2 (30 min + 1 volta)
12:50 – Corrida 3 (30 min + 1 volta)  

F4 Italiana – Classificação:
1. Kean Nakamura Berta (JAP) 246 pontos
2. Gabriel Gomez (BRA) 191
3. Sebastian Wheldon (EUA) 155
4. Alex Powell (EUA) 125
5. Salim Hanna (COL) 116

Comentários

Loading…

Alexander Jacoby retorna a Jerez, palco de sua estreia em 2025