Mesmo com o abandono logo no início da prova, Vinícius Tessaro se sagrou campeão da BRB Fórmula 4 Brasil com uma corrida de antecipação já que Matheus Comparatto, seu principal rival, não conseguiu a vitória e chegou apenas em quarto. O triunfo ficou com Lucca Zucchini, da Cavaleiro Sports, que segurou a forte pressão de Álvaro Cho, da TMG Racing, o segundo colocado, que ainda fez a melhor volta da prova. A segunda prova da última etapa de 2023 também coroou o título de equipes para a Cavaleiro Sports.
Outro destaque da corrida foi o pódio de Rafaela Ferreira, da TMG Racing, o primeiro de uma mulher na BRB Fórmula 4 Brasil. Ela também foi a melhor estreante da segunda corrida do fim de semana. João Tesser, seu companheiro de equipe, completou a lista dos cinco primeiros colocados.
A terceira e última prova da temporada da BRB Fórmula 4 Brasil será disputada às 9h40 (de Brasília) de domingo, com transmissão ao vivo pela Bandsports e canais oficiais da categoria em mídias sociais.
A corrida
Na largada, Lucca Zucchini se manteve à frente, com Álvaro Cho em segundo. Matheus Comparatto subiu para terceiro, com Rafaela Ferreira caindo para a quarta posição.
Um toque entre Cecília Rabelo e Vinícius Tessaro forçou o abandono do líder do campeonato. Nelson Neto também foi coletado no incidente e ficou fora da prova.
A corrida foi neutralizada com a entrada do safety car. A relargada foi autorizada a 11 minutos do fim, quando Álvaro Cho partiu para o ataque sobre Zucchini, que defendeu a liderança na Curva do Sol. Matheus Comparatto foi atacado por Rafaela Ferreira e perdeu a terceira posição na primeira perna do Pinheirinho.
Na sexta volta, João Tesser e Fefo Barrichello se tocaram na Curva Chico Landi, com o piloto do carro #41 levando a pior e rodando. Na frente, Lucca Zucchini ganhou um respiro em relação a Álvaro Cho.
Na décima e penúltima volta, Álvaro Cho tentou a ultrapassagem sobre Lucca Zucchini no S do Senna e na Curva Chico Landi. Mas o líder da prova defendeu a posição com maestria.
Zucchini manteve a liderança para vencer a segunda corrida do fim de semana, com Álvaro Cho em segundo e Rafaela Ferreira conquistando seu primeiro pódio e o primeiro de uma mulher na Fórmula 4 Brasil. Ela também foi a melhor estreante da prova. Matheus Comparatto terminou em quarto.
O que eles disseram:
“Foi uma temporada de altos e baixos, começamos o ano muito bem, com duas vitórias em Interlagos e no meio da temporada tivemos alguns problemas e conseguimos chegar na última etapa com uma vantagem confortável. Venci a primeira corrida e consegui aumentar ainda mais essa vantagem e na última corrida de hoje tomei um toque que me tirou da prova, mas conseguimos conquistar o título com a vitória do Lucca. Parabéns para a equipe pelo trabalho incrível que fizeram ao longo do ano, o mérito é todo deles!”
Vinicius Tessaro
“Tive que me defender o tempo todo do Álvaro, ele estava muito rápido e com um bom ritmo. Feliz com meu resultado e com as minhas decisões dentro da pista. Ele tentou atacar de todos os jeitos, buscando linhas diferentes e principalmente por dentro. Consegui defender bem isso, estou contente com o resultado, com a vitória, em ter ajudado a equipe no campeonato de equipes e também pelo título do Vinicius, meu companheiro de equipe.”
Lucca Zucchini
“Desde a primeira etapa estamos com um problema que não conseguimos resolver, o carro é muito dianteiro quando está quente e até nos dias mais frios a gente também sofria com isso. Esperavamos um resultado melhor, até mesmo uma vitória, mas foi o que deu para fazer.”
Álvaro Cho
“Foi uma sensação de superação. Todo o trabalho que tivemos desde o começo da temporada, superamos diversos problemas e esse resultado mostra que foi um trabalho muito bem feito. Estava com um bom ritmo, melhor do que o do Matheus na relargada, consegui passar ele na relargada e mesmo sem o safety acredito que teríamos chances disso. Feliz com o resultado, primeira mulher a subir no pódio e vencer na categoria Rookie.”
Rafaela Ferreira
“A Fórmula 4 foi um marco para nós. A gente queria trazer este título para nós, o Vinicius merecia muito o campeonato, o Lucca precisava dessa vitória também. Hoje deu tudo certo, título para o Tessaro, vitória para o Zucchini, título entre as equipes e eu também ganhei minha corrida na Copa HB20. Em menos de três horas muita coisa boa aconteceu, isso é fruto do trabalho de todos da equipe e ano que vem vamos continuar fortes. Foi um marco na minha carreira como chefe de equipe junto com a Fórmula 4, estou muito feliz.”
Beto Cavaleiro
BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2:
1. Lucca Zucchini
2. Álvaro Cho
3. Rafaela Ferreira
4. Matheus Comparatto
5. João Tesser
6. Arthur Pavie
7. Luan Lopes
8. Alexandre Machado
9. Fernando Barrichello
DNF:
Vinicius Tessaro
Nelson Neto
DQ:
Cecília Rabelo