Felipe Massa ganhou o apoio de torcedores da Ferrari nesta quinta-feira (31). Os simpatizantes da tradicional escuderia de Maranello homenagearam o brasileiro com uma faixa de apoio ao ex-piloto da equipe, no circuito de Monza.
Nela, foram estampados os dizeres em italiano: “Felipe Massa campeão do mundo 2008”. A faixa foi colocada nas grades do autódromo que sediará a próxima etapa da Fórmula 1, neste final de semana. A iniciativa foi da torcida Ferrari Club Caprino Bergamasco.
Faixa foi colocada em frente ao box da Ferrari
Aliás, de forma provocativa, os fãs da equipe penduraram a faixa em frente ao box da Ferrari no circuito. A alusão é à ação judicial de Felipe Massa contra a FIA e a Fórmula 1. Ela foi executada há duas semanas, por conta do polêmico episódio conhecido como “Singapuragate”. O ex-piloto da Ferrari busca uma indenização milionária, pois alega ter sido prejudicado no polêmico GP de Singapura de 2008.
Naquela corrida, o na época chefe da Renault, Flávio Briatore, ordenou a Nelsinho Piquet que batesse de propósito, para favorecer seu companheiro de equipe Fernando Alonso. Com a entrada do safety car, Felipe Massa, que liderava a prova, foi para os boxes. Um erro dos mecânicos da Ferrari fizeram com que a mangueira de reabastecimento ficasse presa no carro, na arrancada do pit-stop.
Com a falha, Felipe Massa acabou não pontuando em Singapura. No fim do campeonato, estes pontos fariam falta, pois o brasileiro perderia o título para Lewis Hamilton por apenas um de diferença.
A armação seria descoberta no ano seguinte, em 2009. Entretanto, as punições aos responsáveis seriam brandas. Em entrevista concedida no último mês de março à imprensa alemã, o ex-chefão da F1, Bernie Ecclestone, admitiu que estava a par do esquema. Assim, Felipe Massa busca uma reparação, pela quantia perdida em contratos e premiações com a ausência do título mundial.
“Massa é o legítimo campeão”, diz carta enviada à F1 e à FIA
Os advogados de Felipe Massa enviaram uma carta endereçada ao CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, e ao presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. “O Senhor Massa é incapaz de quantificar totalmente suas perdas nesta fase, mas estima que elas provavelmente ultrapassarão dezenas de milhões de euros. Este valor não cobre as graves perdas morais e de reputação sofridas pelo Senhor Massa“, diz trecho do documento.
“O Senhor Massa é o legítimo campeão de pilotos de 2008, e a F1 e a FIA deliberadamente ignoraram a má conduta que o tirou daquele título“, diz outra parte da carta.