in

Fãs da Ferrari penduram faixa no circuito de Monza e declaram Massa campeão

Felipe Massa busca reverter o título perdido para Lewis Hamilton em 2008 e conta com o apoio dos torcedores da Ferrari

Divulgação

Felipe Massa ganhou o apoio de torcedores da Ferrari nesta quinta-feira (31). Os simpatizantes da tradicional escuderia de Maranello homenagearam o brasileiro com uma faixa de apoio ao ex-piloto da equipe, no circuito de Monza.

Nela, foram estampados os dizeres em italiano: “Felipe Massa campeão do mundo 2008”. A faixa foi colocada nas grades do autódromo que sediará a próxima etapa da Fórmula 1, neste final de semana. A iniciativa foi da torcida Ferrari Club Caprino Bergamasco.

Faixa foi colocada em frente ao box da Ferrari

Aliás, de forma provocativa, os fãs da equipe penduraram a faixa em frente ao box da Ferrari no circuito. A alusão é à ação judicial de Felipe Massa contra a FIA e a Fórmula 1. Ela foi executada há duas semanas, por conta do polêmico episódio conhecido como “Singapuragate”. O ex-piloto da Ferrari busca uma indenização milionária, pois alega ter sido prejudicado no polêmico GP de Singapura de 2008.

Naquela corrida, o na época chefe da Renault, Flávio Briatore, ordenou a Nelsinho Piquet que batesse de propósito, para favorecer seu companheiro de equipe Fernando Alonso. Com a entrada do safety car, Felipe Massa, que liderava a prova, foi para os boxes. Um erro dos mecânicos da Ferrari fizeram com que a mangueira de reabastecimento ficasse presa no carro, na arrancada do pit-stop.

Com a falha, Felipe Massa acabou não pontuando em Singapura. No fim do campeonato, estes pontos fariam falta, pois o brasileiro perderia o título para Lewis Hamilton por apenas um de diferença.

A armação seria descoberta no ano seguinte, em 2009. Entretanto, as punições aos responsáveis seriam brandas. Em entrevista concedida no último mês de março à imprensa alemã, o ex-chefão da F1, Bernie Ecclestone, admitiu que estava a par do esquema. Assim, Felipe Massa busca uma reparação, pela quantia perdida em contratos e premiações com a ausência do título mundial.

“Massa é o legítimo campeão”, diz carta enviada à F1 e à FIA

Os advogados de Felipe Massa enviaram uma carta endereçada ao CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, e ao presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. “O Senhor Massa é incapaz de quantificar totalmente suas perdas nesta fase, mas estima que elas provavelmente ultrapassarão dezenas de milhões de euros. Este valor não cobre as graves perdas morais e de reputação sofridas pelo Senhor Massa“, diz trecho do documento.

O Senhor Massa é o legítimo campeão de pilotos de 2008, e a F1 e a FIA deliberadamente ignoraram a má conduta que o tirou daquele título“, diz outra parte da carta.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Felipe Massa

Felipe Massa diz que processo pelo título de 2008 “não se trata de dinheiro”

Piloto Farben Marçal Muller abre os trabalhos na liderança da Carrera Cup na Argentina