Um título de Fórmula 1 recente poderia ter mudado o automobilismo no Brasil. Em entrevista ao RacingNews365, Felipe Massa disse que o título de 2008 poderia ajudar a desenvolver o esporte no país, mas isso não ocorreu após Lewis Hamilton ficar com a conquista.
Entretanto, a série de novos fatos sobre o Mundial de Fórmula 1 de 2008 pode fazer com que isso mude. O Singapuragate, que descobriu a “trapaça” da Renault, que pediu para Nelsinho Piquet bater para dar a vitória ao companheiro Fernando Alonso, pode mudar a história da Fórmula 1. O caso já era conhecido, mas o que se tinha ideia era que o comando da FIA havia feito a denúncia apenas em 2009, um ano após o fim da competição. Entretanto, a descoberta de que Bernie Ecclestone e Max Mosley sabiam do caso em 2008 e não fizeram a denúncia pode mudar tudo por meio da Justiça.
Massa explicou que voltou sua luta pelo título de 2008 por vários fatores, mas especialmente para que a justiça seja feita.
“Não é o meu objetivo (tirar o título de Hamilton), mas estou fazendo pela justiça”, disse Felipe Massa, que explicou por quem está lutando agora.
“Não só para mim, mas para meus amigos, meu país, minha família, a Ferrari e os fãs da Ferrari, então são muitas coisas no fim das contas (…) Além disso, você sabe o que um campeonato faz por um país? Você pode desenvolvê-lo, nós também não temos pilotos brasileiros correndo agora.”
Massa não escondeu a decepção e a surpresa com Bernie Ecclestone
Para o piloto brasileiro, foi uma surpresa o caso ter sido trazido à tona novamente e com tantos fatos distintos. Massa não escondeu na entrevista que se sentiu injustiçado após ter vendido em Interlagos, mas 40 segundos depois ter perdido o título por conta da ultrapassagem de Hamilton para cima de Timo Glock.
“Eu fiquei realmente surpreso com aqueles comentários de Bernie quando eles surgiram porque todos sabem o que aconteceu na corrida, tudo veio à tona em 2009”, disse o brasileiro.
“Nós também ouvimos que Charlie (Whiting) e Max (Mosley) sabiam, então para mim é uma injustiça do esporte (…) Isso mostra que talvez todas as decisões no lado legal e tudo o que aconteceu não foram corretos naquela situação. Portanto, eu tomei a decisão de estudar o aspecto legal de tudo o que ocorreu.”
Massa ainda disse que não sabe quando tudo irá se resolver, mas tem confiança em como tudo deve ocorrer a partir de agora.
“Eu não posso dizer nada, nós estamos estudando tudo no momento (…) Aquelas instruções foram dadas para mim.”