in

Fernando Alonso faz balanço positivo de 2023: “Minha melhor temporada”

Após surpreendente 4º lugar no Mundial de Pilotos, espanhol compara 2023 com 2012

Fernando Alonso sobre o GP de Mônaco
Divulgação/ Twitter Aston Martin

Ao final da temporada de 2022, mesmo após o anúncio controverso de sua transferência da Alpine para a Aston Martin, poucos acreditavam que Fernando Alonso pudesse retornar ao patamar dos melhores nomes da Fórmula 1 em 2023.

No entanto, aos 42 anos de idade, o piloto espanhol vivenciou um ano notável na categoria. Recentemente, ele chegou até mesmo a superar uma marca importante de Michael Schumacher.

Apesar da queda de rendimento de sua equipe após a pausa de verão, Alonso ainda pôde encerrar o ano com um resultado acima do esperado a princípio. O experiente piloto terminou o campeonato na 4ª colocação, com 206 pontos e oito pódios conquistados.

Já sua nova escuderia, a Aston Martin, foi então a quinta melhor entre os construtores, com 280 pontos somados. A equipe chegou a brigar pelo top-3, sendo assim por muito tempo uma “pedra no sapato” para Mercedes e Ferrari.

A melhor temporada de Fernando Alonso?

Bicampeão Mundial de Fórmula 1, o espanhol acredita que esta foi uma das duas melhores temporadas de sua carreira pela categoria até então.

Estou feliz com meu desempenho pessoal, acho que, junto com 2012, foi minha melhor temporada“; opinou assim o piloto de 42 anos, em entrevista recente à Sky Sports.

Curiosamente, Alonso não se tornou campeão da categoria em 2012 ou 2023. Seus títulos mundiais vieram em 2005 e 2006, quando corria pela Renault. Em 2012, ele era então piloto da Ferrari.

Sobre este ano, o agora membro da Aston Martin explica que essa foi sua melhor temporada em termos de pilotagem: “Eu estava feliz com tudo, estava motivado e em forma.“; analisou. “Estive atuando em condições difíceis às vezes. Bahrein, Mônaco, Canadá, Monza e Brasil foram meus quatro/cinco melhores (Grande Prêmios) do ano“; apontou o espanhol.

Alonso também repercutiu as recentes críticas de Max Verstappen ao calendário da F1, além de falar sobre seus planos de aposentadoria das pistas – que, apesar de sua idade, não deve vir tão cedo.

“Se um dia eu me sentir lento, acho que será perceptível e não ficarei feliz com meu desempenho, serei o primeiro a levantar a mão e dizer: ‘OK, essa é a hora’ (de me aposentar), mas não acho que essa hora chegará (tão cedo). Tenho extrema autoconfiança em meu desempenho“; afirmou Fernando.

Avatar

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Comentários

Loading…

Max Verstappen

Horner afirma que “fama” não mudou Max Verstappen: “Ele é o mesmo”

Márquez

Marc Márquez comenta mudanças nas concessões da MotoGP